Nespresso anuncia Pacote Agronômico para impulsionar práticas regenerativas no Brasil

Nespresso anuncia Pacote Agronômico para impulsionar práticas regenerativas no Brasil

Marca vai apoiar mais de 130 produtores parceiros na implementação de protocolos que aumentam a resiliência das fazendas

Nespresso, pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, anuncia o lançamento do Pacote Agronômico, projeto que visa auxiliar produtores parceiros de café na implementação de práticas regenerativas que aumentam a resiliência das fazendas e asseguram a alta qualidade dos grãos.

Com um investimento de mais de R$ 5 milhões para a safra de 2024/2025, a iniciativa beneficia diretamente cerca de 130 fazendas do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o impacto positivo na natureza e nas comunidades.

“Inicialmente, apoiaremos o produtor com o teste de novas práticas regenerativas em um talhão da fazenda. Para compreender a evolução e comprovar os benefícios em custo e produtividade, a Nespresso fará análises de solo ao longo de 3 anos, comparando a performance do talhão regenerativo ao restante da fazenda”, explica Daniel Motyl, Gerente Regional de Café Verde no Brasil.

As principais práticas regenerativas impulsionadas pelo pacote incluem: uso de fertilizantes orgânicos, uso de biológicos, aplicação de plantas de cobertura e Biochar, tecnologia que promove a retenção de água, aumenta a matéria orgânica e captura CO2 da atmosfera. O produto será utilizado no plantio de novos cafés ou de cafés de renovação, propagando a resiliência do solo e impulsionando a redução da pegada de carbono no campo. “Nesse primeiro momento, 14 fazendas optaram pela implementação do Biochar em seus talhões regenerativos. Isso representa uma aplicação de 100 toneladas do material e a captura de cerca de 150 toneladas de CO2 da atmosfera”, conta Daniel.

Além das ações com impacto ambiental, a Nespresso também está comprometida em assegurar condições de trabalho dignas nas fazendas de café. A empresa adota uma variedade de estratégias para garantir os direitos humanos, que incluem treinamentos, verificação, assistência para certificações e a utilização de ferramentas de análise. Atualmente, o programa conta com a participação de 22 consultores regenerativos e sociais, sendo 8 profissionais especializados em direitos humanos.

Programa AAA de Qualidade Sustentável

As 133 fazendas selecionadas para o projeto fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, criado em 2003, em parceria com a Rainforest Alliance. 

A iniciativa começou com 300 produtores inscritos na Costa Rica e atualmente são mais de 150.000 produtores no programa, em 18 países, totalizando mais de 345 mil hectares gerenciados de forma sustentável. Hoje, à nível global, 94% do café verde da Nespresso é proveniente do Programa AAA de Qualidade Sustentável™, sendo que 85% do café AAA é proveniente de fazendas com práticas regenerativas.

No Brasil, são mais de 900 fazendas fornecedoras de café para a Nespresso, todas certificadas pelo programa, tornando o país o principal fornecedor de cafés verdes para a Nespresso no mundo, responsável por 25% do volume global.

Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ está estruturado em 3 pilares: qualidade, inclusão e regenerativo. Essas frentes são trabalhadas por meio de assistência técnica, treinamentos, projetos especiais, como o Pacote Agronômico, e pagamento premium. A Nespresso paga um preço premium para o café de qualidade superior cultivado pelos agricultores do Programa AAA, melhorando os seus rendimentos à medida que a produtividade aumenta ano após ano, ao mesmo tempo que protege os recursos ambientais e sociais para construir um futuro mais sustentável.

“A Nespresso acredita no café como uma força para o bem e há mais de 30 anos atua lado a lado com os produtores no Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ para garantir o futuro do planeta, das comunidades e do café de alta qualidade. Sabemos que a migração da agricultura convencional para a regenerativa é urgente e a nossa relação duradoura com agricultores no Brasil – mais de 80% deles trabalham conosco há mais de 10 anos -, baseada em comércio justo, estimula a boa aderência dos produtores às práticas regenerativas. Nossa expectativa é que essas 133 fazendas sirvam como exemplo para tantas outras, mostrando que é possível ser regenerativo e rentável”, explica Daniel Motyl, Gerente Regional de Café Verde no Brasil.

Compromisso com a sustentabilidade

A Nespresso tem o compromisso de entregar café de alta qualidade ao seu consumidor e sabe que isso só é possível quando o meio ambiente e as comunidades são impactados de forma positiva. Por isso, a marca atua em cinco principais frentes e objetivos:

  • Descarbonizar a cadeia de valor – uma economia de baixo carbono é o único futuro, por isso reduziremos e removeremos as emissões em toda a nossa cadeia de valor, ao mesmo tempo que continuamos a crescer. Meta: Zet Zero até 2035.
  • Regenerar paisagens – a natureza é a nossa maior aliada para garantir o futuro do café, por isso ampliaremos as práticas agrícolas regenerativas para restaurar as paisagens e melhorar os meios de subsistência dos agricultores. Meta: Obter 95% de Café Regenerativo até 2030.
  • Capacitar as comunidades – Cada exploração agrícola e cada agricultor é único e ninguém deve ser deixado para trás, por isso expandiremos soluções comprovadas que constroem comunidades resilientes e transformam os meios de subsistência. Objetivo: Todos os pequenos agricultores AAA recebem o Preço de Referência do Rendimento Digno até 2030.
  • Promover a circularidade – nenhum recurso deve ser desperdiçado, por isso faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para não desperdiçar nada. Objetivo: Classificação Circulítica A.
  • Inspirar a ação coletiva – o café deve ser uma força para o bem, por isso aproveitaremos a força da nossa marca, pessoas e parcerias para obter um impacto positivo. Meta: Renovar a certificação B Corp com pontuação de impacto B >=90

Em 2022, a companhia conquistou a certificação de empresa B, um movimento internacional de empresas lideradas por propósitos que atendem aos altos padrões sociais e ambientais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *