Panvel registra recordes em relatório do 3º trimestre

Panvel registra recordes em relatório do 3º trimestre

Companhia acelera fortemente seu crescimento de vendas, acompanhado por expansão da margem de lucro, ganhos de market share e participação recorde do digital no ano

O Grupo Panvel Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos (PNVL3) – uma das principais varejistas e distribuidoras de produtos farmacêuticos do Brasil, divulgou, nesta quinta-feira (14/11), seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2024 (3T24), demonstrando um desempenho excepcional em vendas de lojas maduras e crescimento robusto em diversos indicadores-chave.

Confira os destaques da Panvel no 3T24:

  • Receita bruta do varejo atingiu cerca de R$ 1,3 bilhão, um aumento de 17,0% em relação ao 3T23
  • Venda média atinge patamar recorde, superando a barreira de $700 mil loja/mês
  • EBITDA ajustado alcançou R$ 71,8 milhões, crescimento de 26,8% em comparação ao 3T23, com margem de 5,4% (+0,7 p.p. vs 3T23)
  • Lucro líquido ajustado cresceu 36,9%, atingindo R$ 37,3 milhões, com margem líquida de 2,8% (+0,6 p.p. vs 3T23)
  • Participação recorde nas vendas digitais, que representaram 21,2% das vendas totais do varejo, com destaque especial para o desempenho do App
  • Retomada da expansão da rede, com abertura de 14 novas lojas no trimestre, totalizando 612 unidades em operação

O trimestre foi marcado por uma notável recuperação após os desafios enfrentados no período anterior devido às enchentes no Rio Grande do Sul, com a empresa apresentando um crescimento expressivo de 17% na receita bruta do varejo, atingindo cerca de R$1,3 bilhão. Um dos principais indicadores de produtividade, a venda média por loja da companhia, registrou patamar recorde, atingindo R$702 mil de venda por loja/mês, com um crescimento robusto de 11,8% sobre o 3T23.

Outro destaque do trimestre foram as vendas de mesmas lojas (Same Store Sales ou SSS), que apresentaram crescimento de 14,1% no 3T24 em comparação ao 3T23 e o excelente desempenho das lojas maduras (Mature Sames Store Sales ou MSSS). aumentou em 11,4%.

Este resultado foi impulsionado pelo crescimento notável das vendas através do app (35% em relação ao 3T23) e por uma estratégia bem-sucedida focada em medicamentos de uso crônico e contínuo. Com isso, obtivemos uma expansão consistente do market share na Região Sul, com 0,4 p.p a mais em comparação ao 3T23, com ganho significativo em todos os Estados da região.

Além disso, a empresa registrou um aumento significativo de 26,8% no EBITDA Ajustado, que alcançou R$71,8 milhões, e um crescimento de 36,9% no Lucro Líquido Ajustado, demonstrando a resiliência e a eficácia operacional do Grupo Panvel em um cenário pós- adversidade.

A Panvel também se destacou no setor de serviços de saúde, consolidando sua posição como líder em vacinação no Brasil, alcançando um market share de 44.9%. Reforçando esse posicionamento de liderança e referência em vacinação, a Panvel foi eleita no Report CRX (Clinicarx) como a farmácia com maior número de vacinas aplicadas por loja no Brasil. Os serviços prestados pelo Panvel Clinic têm se mostrado essenciais para fidelização dos clientes e incremento da recorrência nas compras.

Com um investimento 43% maior do que o mesmo período de 2023, o grupo registra um posicionamento saudável e estratégico dentro de seu segmento e, pelos resultados recém apurados de outubro, espera registrar um quarto trimestre igualmente positivo. “Nossa posição é privilegiada no segmento, com resultados melhores que os concorrentes e com sinais bem positivos para os investidores. Nosso parque já existente vem crescendo de forma saudável, com recorde de venda média no trimestre. Além disso, reforço a importância da expansão de 0.7 pontos percentuais na margem Ebitda, atingindo 5,4% da receita bruta do grupo, um dos melhores resultados da história”, aponta Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.

“Estamos ainda mais confiantes e orgulhosos da nossa trajetória de crescimento sustentável. Nossos valores e a resiliência de nossas operações nos posicionam de forma estratégica para mapear e aproveitar as oportunidades futuras de forma resiliente, para entregar cada vez mais valor aos nossos clientes e acionistas “, reforça o executivo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *