5 maneiras de conseguir capital sem comprovação de renda neste fim de ano

5 maneiras de conseguir capital sem comprovação de renda neste fim de ano

Especialista da Rooftop elenca opções menos burocráticas e que não exigem avaliação de histórico financeiro

Com a chegada do final do ano, muitas pessoas enxergam essa época de transição como uma oportunidade importante para reavaliar suas finanças, planejar melhor o futuro e, até mesmo, buscar soluções para pendências jurídicas e financeiras, a fim de começar 2025 com mais segurança. Porém, para quem não possui comprovação de renda ou bom crédito na praça, obter capital rápido pode ser um grande desafio.

“Estamos vendo o mercado oferecer alternativas menos burocráticas, que ajudam as pessoas a acessar recursos financeiros de forma mais prática e eficiente”, afirma Daniel Gava, CEO e fundador da Rooftop, proptech pioneira e única no Brasil a realizar liquidez imediata através do uso de um imóvel residencial de alto padrão.

Pensando nisso, o especialista elencou cinco opções que não exigem análise de crédito ou comprovação de renda, explicando como cada uma delas pode ser útil para atender às suas necessidades financeiras:

1. Empréstimo com garantia 

Nessa modalidade, a pessoa utiliza um veículo, imóvel, propriedade ou aplicação financeira como garantia de pagamento. Apesar da “facilidade” representar benefícios no que diz respeito a taxas de juros mais baixas, o especialista alerta quanto à ocorrência de processos demorados e a uma análise rígida do seu perfil e da garantia. “Além disso, qualquer irregularidade na documentação da garantia ou do proprietário pode complicar e travar todo o processo”, adiciona Gava.

2. Empréstimo pessoal online

Feito totalmente pelo meio digital, o empréstimo pessoal online vem ganhando espaço por conta da sua facilidade de acesso e velocidade na liberação do crédito. Entretanto, embora seja rápido sim, a modalidade também é acompanhada de juros altíssimos que, na prática, podem acabar virando uma bola de neve de dívidas. “Além disso, a falta de transparência e atenção na leitura do contrato pode gerar surpresas desagradáveis nas condições da contratação dessas linhas.”, detalha o CEO da Rooftop.

3. Empréstimo consignado

O crédito consignado é um tipo de concessão de curto prazo em que um credor concederá recursos com juros com base em sua renda. Sendo assim, a opção é bem vista para quem possui vínculo formal, porém acaba sendo inacessível para autônomos, freelancers ou empreendedores que, muitas vezes, têm sua renda de forma não tradicional.

4. Empréstimo FGTS

O empréstimo FGTS é uma linha de crédito que permite que o beneficiário antecipe até 10 saques-aniversários anuais do seu FGTS. Isso significa que ele não precisa mais esperar o mês do seu aniversário para sacar o dinheiro do seu FGTS. “Por outro lado, o montante acaba limitado pelo saldo disponível e pelas condições impostas pelo banco, o que restringe o valor que você realmente pode obter”, pontua o especialista.

5. HomeCash

Buscando trazer uma opção mais acessível e menos burocrática, a Rooftop oferece o HomeCash, em que o proprietário consegue transformar o seu  imóvel em capital imediato com condições justas e transparentes em um prazo de até 45 dias. Com a transação, os ex-proprietários continuam morando na propriedade, pagando mensalmente 0,5% de aluguel sobre o valor do imóvel adquirido pela Rooftop.

Geralmente, o deságio médio da operação é de 20%, um custo semelhante a um crédito com garantia de imóveis (CGI), porém sem análise de crédito ou necessidade de comprovação de renda. Durante o período em que loca o imóvel, o ex-proprietário pode readquirir o imóvel por um preço fixo, sem reajustes, avaliado e combinado no momento inicial da venda à Rooftop. Além disso, o ex-proprietário poderá receber um valor excedente, caso o imóvel seja comercializado a terceiros, por um valor acima do preço fixo combinado com a Rooftop.

Diferente das opções tradicionais, o modelo adota uma abordagem personalizada, considerando não apenas a situação financeira atual do solicitante, mas também oferecendo suporte completo para resolver pendências jurídicas e regularizar seu nome e a documentação do imóvel. Isso porque, a empresa oferece um time de especialistas jurídicos e financeiros que acompanham o processo do início ao fim, com foco em renegociar dívidas e regularizar as questões jurídicas do imóvel e do proprietário.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *