68% dos CEOs de empresas de capital fechado confiam no crescimento dos negócios

68% dos CEOs de empresas de capital fechado confiam no crescimento dos negócios

Pesquisa da KPMG aponta que Inteligência Artificial é prioridade de investimento

Mais da metade (68%) dos CEOs de empresas de capital fechado estão confiantes em relação às perspectivas de crescimento de suas organizações e 62% entendem que, apesar da incerteza econômica, a Inteligência Artificial (IA) é uma prioridade de investimento máxima. Sobre os principais benefícios da implementação da IA Generativa, os executivos consideram os seguintes: aumento da eficiência e produtividade (16%); aumento da inovação (14%); diversidade de habilidades e competências (13%); aprimoramento da força de trabalho (12%); detecção de fraude e resposta a ataques cibernéticos (11%). Essas são algumas das conclusões da “Pesquisa CEO Outlook: Private Enterprise 2024”, conduzida pela KPMG com 376 CEOs de empresas de capital fechado em 11 países e 11 setores.

A pesquisa da KPMG também revelou os cinco principais desafios atuais listados por esses CEOs: incerteza econômica (51%); complexidades geopolíticas (45%); adotar e incorporar a IA Generativa e outras tecnologias (41%); crescimento (38%); competição por talentos (29%). Em relação à estratégia mais importante para atingir o crescimento nos próximos três anos, constam: fusões e aquisições (26%); crescimento orgânico (23%); alianças estratégicas com terceiros (19%); outsourcing (14%); IA Generativa (11%); joint venture (7%).

“A missão dos líderes de empresas privadas não é fácil. Além de lidarem com as incertezas econômicas e tensões geopolíticas, precisam buscar as melhores formas de adotarem tecnologias inovadoras, como a IA generativa, se empenham para implementar estratégias de ESG que façam sentido para seus stakeholders, enquanto enfrentam a pressão pela busca de talentos e lidam com as diferenças geracionais. Apesar das múltiplas prioridades, muitos CEOs estão confiantes no crescimento, com um quarto deles apontando fusões e aquisições como a principal estratégia para os próximos três anos”, afirma Carolina de Oliveira, sócia-líder de Private Enterprise da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Perguntados sobre o futuro do ESG, 71% dos respondentes mantiveram a estratégia, mas adaptaram suas comunicações para atender às necessidades em constante transformação das partes interessadas. Para 31% o maior impacto de seus fatores ESG nos próximos três anos estará relacionado ao desenvolvimento de seus clientes, relacionamentos comerciais e reconhecimento positivo da marca. A maioria (70%) dos CEOs também entende que, à medida que a confiança nos governos diminui, a sociedade busca as empresas para preencherem a lacuna dos desafios enfrentados.

Sobre força de trabalho, somente 39% deles acreditam que seus funcionários possuem as habilidades certas e competências para alavancar a IA Generativa de forma eficaz. Contudo, 57% se sentem preparados para aprimorá-los. Outra conclusão é que um terço (33%) dos respondentes consideram que o fator da força de trabalho que causa o maior impacto sobre suas organizações atualmente é o número de funcionários que se aposentam juntamente com a falta de trabalhadores qualificados para substituí-los. Ponto adicional de atenção é que apenas 38% dos CEOs disseram que estão bem preparados para um ataque cibernético.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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