Alíquotas progressivas deixarão IPVA 2025 mais caro?

Alíquotas progressivas deixarão IPVA 2025 mais caro?

Reforma tributária pode trazer impactos significativos no bolso dos proprietários de automóveis

Propondo o crescimento sustentável da economia brasileira e um sistema tributário mais justo, os possíveis impactos da Reforma Tributária já preocupam os brasileiros, principalmente em relação ao carro próprio. O aumento no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025 é motivo de incerteza para muitos motoristas, considerando que 42,2% dos brasileiros ainda não haviam quitado o IPVA 2024 em setembro deste ano, conforme levantamento realizado pela plataforma Zapay. Atualmente, o imposto varia de 1% a 6% do valor do veículo e pode representar até 12% dos gastos anuais com o automóvel. Uma das propostas da Reforma é a implementação de alíquotas progressivas, ajustadas conforme o valor do veículo, o que pode impactar centenas de milhares de motoristas Brasil afora.

Segundo pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, divulgada no início de 2024, as despesas com o carro próprio representam o segundo maior gasto para os brasileiros, ficando atrás apenas da alimentação. O estudo também revelou que, para 56% da população, os gastos com automóvel consomem até 20% da renda familiar anual. Além disso, 92% dos entrevistados afirmaram já ter enfrentado custos inesperados relacionados ao uso do veículo, como revisões, manutenções e troca de pneus. Outro fator que aumenta os custos é o retorno do DPVAT, agora renomeado como Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), obrigatório para todos os motoristas a partir de 2025.

Menos burocracia, mais economia

Nesse cenário repleto de despesas e impostos, a assinatura de automóveis surge como uma alternativa mais econômica para quem deseja “se livrar” dos gastos com manutenção, revisão, IPVA, SPVAT e outras taxas. Essa modalidade tem se tornado cada vez mais popular. Levantamento da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) apontou um crescimento de 100% entre 2020 e 2023, com a frota saltando de 80 mil para 160 mil carros em três anos. No primeiro trimestre de 2024, houve ainda um aumento de 12% em relação ao mesmo período do  ano anterior, também segundo a ABLA.

A assinatura permite que o usuário escolha um carro zero para usar por um período pré-determinado, como 12 meses, sem preocupações com despesas como IPVA, emplacamento ou seguro. De acordo com o gerente de marketing do V1, Vinícius Carneiro, essa modalidade é uma oportunidade de “girar a chave” e reduzir gastos. “Manter um carro próprio pode ser caro, entre impostos, seguros, manutenções e revisões. Esse é o principal diferencial da assinatura: a facilidade de ter um carro para uso próprio, com tudo em dia, sem o incômodo dessas despesas, que são cobertas por planos flexíveis, permitindo que o usuário escolha a opção que melhor atenda às suas necessidades.”

Outro atrativo da assinatura é a possibilidade de trocar de carro anualmente, sem preocupações com a desvalorização do veículo ou a burocracia envolvida na troca ou venda. O V1 Assinatura oferece a opção de começar 2025 com um carro zero km, ideal para quem busca o famoso “cheirinho de carro novo”.

O processo de adesão é feito integralmente por meio de um aplicativo para smartphones, garantindo praticidade e conforto aos usuários. Além disso, o carro pode ser entregue diretamente no endereço do cliente, eliminando a necessidade de deslocamento até o local de atendimento. A frota disponibilizada pelo V1 Assinatura permite que o cliente escolha o modelo desejado e, ao término do contrato, opte por outro carro zero km.

“Agilidade e praticidade são pilares do V1, pois queremos proporcionar uma experiência confortável, rápida e suave aos nossos clientes. Além de evitar gastos elevados com financiamento, documentação e impostos, nossos usuários desfrutam do máximo conforto e de um atendimento de qualidade”, finaliza Vinicius.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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