Golfe impulsiona o mercado imobiliário e tendência ganha força no Brasil
O golfe, tradicionalmente associado à sofisticação e à qualidade de vida, está se tornando um diferencial estratégico no mercado imobiliário de alto padrão e luxo no Brasil. Incorporadoras têm investido em projetos que integram essa infraestrutura como parte de um conceito que une esporte, lazer e exclusividade.
Esse crescimento segue uma tendência mundial. De acordo com o Relatório Global de Participação no Golfe da R&A, o clube de golfe mais antigo e prestigiado do mundo, até 2023, havia 39,6 milhões de jogadores em campos nos mercados afiliados à organização, na Ásia, África, Canadá, Caribe, América Central e do Sul, Europa, Oriente Médio e Oceania. O levantamento indica um crescimento de 34% em relação a 2006.
No Brasil, o número de praticantes no país praticamente dobrou nos últimos 15 anos, totalizando mais de 20 mil golfistas, segundo dados da Confederação Brasileira de Golfe, muito em função do surgimento de campos abertos ao público e localizados em resorts turísticos no país.
O mercado imobiliário está atento a esse movimento. Dessa forma, não param de surgir novidades, a exemplo do condomínio horizontal de terrenos Paseo de Ávila, lançado no Neoville, região planejada pela Canet Júnior na zona sul da capital Curitiba, que conta com uma área dedicada ao esporte, que pode ser utilizado até à noite.
“Trazer essa experiência para o empreendimento foi uma forma criativa e funcional de agregar valor ao espaço e ao público. Além de criar mais um ponto de encontro, que pôde ser adaptado ao espaço, a atividade recreativa atrai pessoas de todas as idades e perfis”, comenta Felipe Reichmann, responsável pelo projeto de paisagismo do empreendimento.
A presença de um espaço para golfe não apenas agrega valor às propriedades, mas também atrai compradores que buscam mais do que apenas um imóvel e procuram uma experiência integrada de lazer, esporte e contato com a natureza.
“O esporte está ganhando adeptos em diferentes faixas etárias e perfis. Isso cria uma oportunidade única para o mercado imobiliário, que pode oferecer infraestrutura esportiva como um diferencial competitivo e de qualidade de vida”, explica a diretora-presidente da Canet Júnior, Jaqueline Milstein.
Diferencial competitivo
Os empreendimentos que oferecem espaços para a prática do golfe, independentemente do porte, têm impactos positivos para os indicadores comerciais.
“Essa atividade une pessoas de todas as idades, configurando-se como um diferencial do projeto. Isso reflete o compromisso da Canet Júnior em trazer inovações para seus empreendimentos, o que desperta a curiosidade dos consumidores”, comenta Jaqueline. O Paseo de Ávila, da Canet Júnior, está com 70% dos seus 61 terrenos vendidos. Os lotes têm área a partir de 180 metros quadrados.
Além disso, estudos recentes apontam que propriedades localizadas em condomínios com infraestrutura voltada para o esporte podem ter uma valorização de até 20% em comparação a imóveis tradicionais.
Estilo de vida em ascensão
Além do esporte, o golfe é visto como uma atividade acessível para todos os membros da família, fortalecendo o conceito de bem-estar e qualidade de vida. A prática se dá junto a natureza, o que é um dos conceitos da linha Paseo, que chancela os condomínios de lotes lançados pela Canet Júnior.
“A inclusão de áreas que possibilitem a prática do golfe nos empreendimentos imobiliários transforma a experiência dos moradores. Buscamos oferecer experiências únicas e momentos de convivência dentro do próprio empreendimento”, ressalta a coordenadora de marketing da Canet Júnior, Joana Maia.
Com empreendimentos em várias regiões do país, incluindo São Paulo e Santa Catarina, a tendência promete continuar crescendo e consolidar o Brasil como um destino atraente para quem busca unir moradia e qualidade de vida.