Lazer é a segunda maior motivação de visitação a shopping centers

Lazer é a segunda maior motivação de visitação a shopping centers

Levantamento aponta que o segmento representa mais de 2 mil operações fixas, reforçando o papel dos shoppings como centros de convivência e entretenimento

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) lançou o 3° Estudo de Tendências e Oportunidades – Lazer e Entretenimento, com foco na análise do impacto crescente dessas áreas na atração de visitantes aos shopping centers no Brasil.

Segundo o levantamento, o setor de shopping centers contabiliza um total de 121 mil lojas no país. A categoria de lazer representa 2,2%, o que corresponde a mais de 2 mil operações fixas.

Os dados também apontam que as operações de lazer aumentaram sua participação de 1,4% para 2,2% entre 2019 e 2023, consolidando os malls como espaços de convivência e entretenimento familiar. Considerando a quantidade média de operações, isso representa um avanço de 2,4 para 3,4 operações por empreendimento ao longo do período analisado.

Conforme os dados do monitoramento mensal da Abrasce, as operações de entretenimento representam, em média, 10,7% de ABL dos empreendimentos. Em relação às vendas, a média mensal em 2022 desse nicho era de R$ 209 por m². Em 2023, esse valor subiu para R$ 266, o que representa um aumento de 27,2%.

Entre as subcategorias de lazer, foram mapeadas no último Censo Brasileiro de Shopping Centers, cerca de 10 operações fixas, sendo o cinema a operação com maior índice – está presente em 92,4% dos empreendimentos – seguida de operações de diversões (Parques e games) com 80,9%.

Glauco Humai, presidente da Abrasce, destacou a relevância do setor de lazer e entretenimento nos shopping centers: “O lazer tem se mostrado uma das principais tendências nos shoppings. O aumento das operações fixas de lazer desde 2019 e o crescimento nas vendas médias mensais mais recentes refletem esse movimento ascendente do segmento, reforçando esses espaços como centros de convivência e experiências para as famílias brasileiras. A pesquisa ‘O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers’, realizada pela ABRASCE, já indicava essa importância, ao apontar o lazer como a segunda maior motivação de visita, com 31% dos consumidores atraídos por atividades de entretenimento e convivência. Seguimos empenhados para que esse número cresça ainda mais e o impacto do nosso setor continue extremamente positivo.”

Webinar

Para potencializar o debate, a Abrasce promoveu um webinar em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (ADIBRA) para debater o estudo “Tendências e Oportunidades de Lazer e Entretenimento” em seu canal no YouTube. Durante o evento, Monica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce, e Caroline Louise, coordenadora de Inteligência de Mercado da entidade conversaram com outros especialistas do setor: Marcelo Beraldo, vice-presidente da Adibra e diretor-executivo da Star Parks; Fábio Oliveira, superintendente do Grand Plaza; e Ricardo Del Campo, proprietário da Magic Games.

“As tendências observadas estão ligadas ao avanço tecnológico, com experiências interativas e imersivas que conectam o público. Os shoppings têm reforçado seu papel como espaços de convivência, oferecendo áreas de alimentação, lazer e bem-estar gratuitas. O público principal é formado por famílias diversas em perfis e interesses, e vemos o entretenimento inclusivo e diferenciado se firmar como uma forte tendência no setor.”, disse Monica Vianna.

De acordo com os dados, o setor de lazer e entretenimento no Brasil movimenta por ano R$8,2 bilhões e registra cerca de 128 milhões de visitas, segundo levantamento da Adibra que apoia o estudo de entretenimento e lazer da Abrasce. Esse número de visitas é especialmente elevado durante os meses de alta temporada, o que reforça a importância do entretenimento no ambiente de shopping centers.

Os dados gerais da pesquisa podem ser conferidos na íntegra no link.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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