Saiba como se tornar um profissional mais qualificado em 2025

Saiba como se tornar um profissional mais qualificado em 2025

Investir em educação e bem-estar são estratégias essenciais para se destacar no mercado

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,2% no terceiro trimestre de 2024, o menor índice desde 2012, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Apesar do avanço, cerca de 60% das empresas afirmam enfrentar dificuldades para contratar profissionais qualificados, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (FGV-Ibre). Esse cenário reflete a crescente necessidade de mão de obra capacitada em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.

Com o início de 2025, muitos profissionais começam a planejar os próximos passos de suas carreiras. Investir em educação continuada, aprender um novo idioma e adotar hábitos saudáveis para o corpo e a mente são algumas das estratégias apontadas por especialistas para quem deseja evoluir profissionalmente. Além de ampliar as oportunidades no mercado, essas práticas ajudam a construir uma carreira mais sólida e alinhada às demandas do mundo corporativo.

Confira algumas recomendações para iniciar 2025 com mais preparo e confiança.

Invista em educação
A especialização é uma das formas mais eficientes de se diferenciar no mercado de trabalho. Além de aprofundar conhecimentos, uma pós-graduação amplia o networking e pode abrir portas para promoções e novas oportunidades. De outubro a dezembro, a procura por cursos de pós-graduação aumentou 33%, segundo a Descomplica. Entre as especialidades mais buscadas estão MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis, Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho e Pós em Engenharia de Software.

“O mercado de trabalho valoriza profissionais que buscam capacitação constante. Investir em uma pós-graduação é uma forma de demonstrar comprometimento com a carreira e conquistar posições mais estratégicas nas empresas”, afirma Dieter Paiva, reitor da Faculdade Descomplica.

Com opções de cursos 100% online e flexíveis, a Pós-graduação da Descomplica se destaca ao oferecer programas voltados para áreas de alta demanda no mercado, como gestão, tecnologia, direito, engenharia e marketing digital.

Cuide do corpo e da mente para melhorar a produtividade

Manter a saúde física e mental é essencial para alcançar o equilíbrio na vida profissional. Plataformas como a GoGood facilitam esse cuidado ao oferecer convênios com academias e psicólogos, ajudando os profissionais a manter uma rotina saudável. O Brasil é o terceiro maior mercado em academias, segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), e é também o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Quase 70% da população relata sintomas de nervosismo e ansiedade, segundo estudo divulgado pelo Instituto Cactos. Dados confirmados pela OMS no Relatório Sobre Saúde Mental, que revelou que ansiedade e depressão representam os principais casos de transtornos mentais no mundo.

Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, destaca que o investimento em saúde e bem-estar promove melhorias na atração e retenção de talentos, impactando em indicadores vitais do RH, como redução de 20% no absenteísmo geral, redução de 16% nos afastamentos por saúde mental, aumento de 24% no engajamento dos colaboradores, além de melhorias na produtividade e de impacto direto na sinistralidade do plano de saúde.

Domine um novo idioma para se destacar no mercado

A globalização exige que profissionais estejam preparados para atuar em diferentes contextos culturais. Aprender um novo idioma amplia as possibilidades de carreira e estimula o cérebro e melhora habilidades de comunicação. Ser bilíngue pode proteger contra a demência, conclui publicado na revista Neurobiology of Aging e produzido por pesquisadores alemães.

De acordo com o levantamento do Duolingo, o Brasil é um dos países com maior número de novos usuários aprendendo inglês, sendo o impulsionamento da carreira o terceiro principal motivação para o estudo do idioma. Para quem busca praticidade, plataformas como a Duolingo oferecem aprendizado acessível e flexível, enquanto opções como o Italki conectam alunos a professores nativos para uma experiência mais personalizada.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *