Mercado automotivo inicia 2025 com aumento nas vendas

Mercado automotivo inicia 2025 com aumento nas vendas

Houve também crescimento na demanda dos veículos elétricos

O mercado automotivo brasileiro começou o ano em ritmo de crescimento, segundo a 16ª edição do Monitor de Variação de Preços AutoAcrefi, realizado pela Acrefi e Cox Automotive. Em janeiro, foram emplacadas 159.868 unidades, registrando alta de 5,15% em relação ao mesmo período de 2024, apesar da queda de 34% frente a dezembro – devido à sazonalidade do setor.

A Fiat manteve sua liderança no mercado pelo 49º mês consecutivo, seguido de perto por Volkswagen e Chevrolet. A Toyota, que também figura entre os destaques, registrou crescimento expressivo nas vendas de seus modelos híbridos, enquanto a BYD consolidou sua posição nos segmentos de eletrificados, dominando o ranking de vendas com o Dolphin Mini – que teve 1.725 unidades emplacadas.

Ainda no segmento de eletrificados, foram emplacadas 12.556 unidades em janeiro, com forte avanço dos híbridos plug-in (PHEV), que representaram 53,4% do total. A Tesla também iniciou sua atuação direta no Brasil, trazendo novos modelos ao mercado e ampliando o interesse pelos elétricos.

No geral, o financiamento de veículos atingiu o maior volume para o mês desde 2014, com 563 mil unidades. Esse crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelas motocicletas, cujo financiamento subiu 2,4%. Entre as regiões, o Nordeste liderou uma expansão com alta de 8,8%, enquanto Sudeste e Sul registraram retração. A variação de preços acompanhou tendências diferenciadas entre categorias: enquanto os veículos 0km tiveram alta média de 0,49% em janeiro, os seminovos de até três anos de uso tiveram queda de -0,69% e os usados, estabilidade com nível alto de 0,04%.

Para 2025, o setor automotivo deverá enfrentar desafios como a elevação da taxa Selic, que pode impactar o mercado de financiamentos. No entanto, fatores positivos como o baixo índice de desemprego, a redução da inadimplência e a entrada de novas montadoras no Brasil indicam uma expectativa de crescimento sustentado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *