Setor de contact center cresce impulsionado por inovações tecnológicas

Setor de contact center cresce impulsionado por inovações tecnológicas

Demanda por respostas rápidas e eficientes deve continuar

O mercado de contact center no país está em franca expansão. Relatórios da Information Services Group (ISG) mostram que o Brasil é o segundo maior mercado global para bots de chat e voz, destacando o papel da tecnologia na transformação desse setor. Esse crescimento está diretamente relacionado a soluções híbridas, que combinam atendimento humano e inteligência artificial, para atender às necessidades de consumidores cada vez mais exigentes.

Em 2025, o setor será impulsionado por inovações tecnológicas e pela busca por experiências personalizadas para os clientes. Algumas tendências que irão moldar o setor são:

  • Atendimento personalizado: O uso de ferramentas de CRM e análise de dados permitirá que as empresas entendam as preferências dos clientes e ofereçam soluções mais alinhadas às suas expectativas.
  • Atendimento em tempo real: A demanda por respostas rápidas e eficientes deve continuar, impulsionada por canais como redes sociais, chatbots e WhatsApp.
  • Análise preditiva: O uso de dados permitirá que as empresas prevejam comportamentos, antecipem problemas e otimizem processos.
  • Automação inteligente: A adoção de bots de voz e chatbots de IA deve ajudar a equilibrar o número de chamadas que exigem assistência humana.

O Grupo KSL, consolida-se como uma das principais empresas brasileiras de contact center e relacionamento com clientes. Com mais de 25 anos de atuação, oferece soluções que vão desde atendimento multicanal e chatbots até dashboards personalizados, sempre buscando integrar a eficiência da tecnologia com a sensibilidade do atendimento humanizado.

“Nosso diferencial é garantir que a tecnologia seja um suporte para o atendimento humano, nunca um substituto. Essa combinação é essencial para fidelizar clientes e gerar resultados sólidos para as empresas que atendemos”, afirma Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL.

Com as perspectivas positivas para 2025, o setor de contact center no Brasil segue como um motor de transformação econômica e social, abrindo portas para milhões de brasileiros e moldando o futuro das interações entre empresas e consumidores.

Crédito da foto: KSL

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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