Importações no segmento de calçados cresce 28% em 2024

Demanda do consumidor por novos modelos movimentou US$ 397 milhões no período
Durante o ano de 2024, as importações de calçados e insumos atingiram a marca de 22,3 mil toneladas, um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2023, e movimentaram US$378 milhões, segundo levantamento da fintech Vixtra, especializada em soluções para importadores, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Esse aumento substancial é impulsionado por diversas razões, entre elas, a busca pela variedade de produtos, o aumento da demanda por parte do consumidor e uma mudança no seu comportamento no momento da compra.
A crescente procura por produtos internacionais tem sido um reflexo de uma série de fatores, entre elas, para o consumidor final, a busca crescente por vantagens econômicas, como as taxas de câmbio mais acessíveis, além de modelos de tendência internacional. Para marcas que atuam no Brasil, este segundo fator ganhou ainda mais proporção, uma vez que, com o crescimento da competitividade no mercado de calçados nacional, a importação de modelos diferenciados que superam a demanda do consumidor brasileiro tem se tornado cada vez mais acentuada.
“O cenário atual das importações é muito positivo para marcas que buscam se destacar no mercado. A demanda crescente por calçados diferenciados nos permite trazer peças de modelos internacionais de alta qualidade a preços mais acessíveis, atendendo ao consumidor brasileiro que está cada vez mais exigente e conectado às tendências globais”, comenta Daniel Tchilian,Hed de Compras, da Di Santinni.
Ainda de acordo com o mesmo estudo, é possível observar que os preços dos produtos em questão sofreram leve queda, tornando as importações ainda mais atraentes, além de que a grande maioria das importações são provenientes do Vietnã, responsável por fornecer 43,8% do volume importado para o Brasil desde 2022, com a marca de US$224,8 milhões em 2024. Para efeitos de comparação, Indonésia e China são os segundo e terceiro maiores exportadores e representam a marca de US$110,3 e 68 milhões da importação do país.
“Nos últimos anos, temos observado um aumento acentuado na procura por produtos importados no país no segmento de moda, que chegam com preços abaixo do que é normalmente praticado no mercado nacional. Isso tem se mostrado positivo para marcas que estão inseridas em um mercado com alta concorrência, sendo possível diversificar modelos, além de apostar em materiais diversificados e preços mais competitivos.” afirma Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra.