Boom náutico no Brasil faz empresa paranaense crescer 65%

Boom náutico no Brasil faz empresa paranaense crescer 65%

Empresa fabrica os famosos pontoon, e conta com mais de 150 colaboradores diretos

A Fluvimar, fabricante paranaense de barcos, lanchas e pontoons, anunciou um expressivo crescimento de 65% em 2024, impulsionado pelo aumento na demanda por embarcações de alto padrão no mercado nacional. Para se ter uma ideia da dinâmica desse setor, dados recentes indicam que o mercado náutico brasileiro gerou 150 mil empregos diretos e indiretos no último ano, um crescimento de 25% em relação a 2023, conforme informações da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar).

Para 2025, as expectativas são ainda mais promissoras: a empresa planeja aumentar sua capacidade produtiva em 25%, com a expansão de sua fábrica em Cianorte, consolidando sua posição como uma das principais empresas no mercado náutico brasileiro.

Entre seus marcos, a Fluvimar se destaca por ser pioneira na introdução de pontoons no país, consolidando-se como especialista nesse segmento ao longo de seus 33 anos de história. Essas embarcações, em especial, tornaram-se o carro-chefe da fabricante, acompanhando a alta de 10% ao ano na procura por embarcações do tipo. “Trata-se da linha F Boats, desenvolvida para atender às demandas de navegadores que valorizam conforto, segurança e sofisticação. Essas embarcações possuem design inovador e amplitude de espaço, tornando-as perfeitas para criar momentos inesquecíveis de lazer, seja em família ou com amigos”, explica Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar. Ele lidera a empresa ao lado de sua esposa, Yolanda Cristina, e de sua filha, Raquel Rodrigues Oliveira Breschiliare, formando uma gestão familiar sólida e visionária.

Além dos pontoons, a empresa oferece uma ampla variedade de modelos que atendem a diferentes perfis, como barcos de até 6 metros, voltados para pescarias, que são reconhecidos por sua leveza e facilidade de transporte, permitindo acesso a diversas regiões sem a necessidade de estruturas complexas; e as lanchas de até 22 pés, projetadas para oferecer desempenho esportivo e estabilidade para pesca esportiva e passeios com conforto e praticidade.

Segundo Oliveira, a Fluvimar concentra sua atuação em regiões como São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Amazonas e Maranhão, por exemplo, onde os grandes rios e lagos criam condições ideais para a navegação. Outro exemplo é Porto Rico, no Paraná, que se destaca no setor náutico ao possuir uma das maiores frotas do Estado,  superando até mesmo o número de habitantes da cidade.

Diego Urbanski, diretor comercial da Yza Náutica & Off Road, revendedora parceira da Fluvimar há seis anos, analisa o mercado náutico no Brasil. “As embarcações que conquistam o mercado são aquelas que aliam durabilidade, inovação e respeito ao meio ambiente em todas as suas etapas, desde a fabricação até o uso final. Modelos como pontoons e lanchas, que ofereçam menor impacto ambiental e maior eficiência no consumo de combustível, estão em alta”, explica Urbanski.

Com mais de 150 colaboradores diretos, a Fluvimar continua consolidando sua trajetória de crescimento, sempre focada na inovação. “A ampliação de nossa fábrica não reflete apenas o aumento da demanda, mas também nosso compromisso com a constante melhoria de nossos processos e produtos. Estamos determinados a proporcionar experiências inesquecíveis nas águas brasileiras, mantendo a qualidade e a paixão pela navegação que sempre nos orientaram”, afirma Jorge Oliveira, fundador da empresa.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *