Mulheres atingem recorde de presença na Bolsa de Valores

Mulheres atingem recorde de presença na Bolsa de Valores

Mais de 1,3 milhão de mulheres investem na Bolsa

O número de mulheres cadastradas na bolsa de valores bateu recorde no fim de 2024, com mais de 1 milhão e 300 mil CPFs, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2023. Até fevereiro deste ano, 93.807 paranaenses estavam inscritas na B3, o que corresponde a 7,45% das investidoras no Brasil. Para Renato Sarreta, sócio XP e líder regional Sul, a presença delas na bolsa de valores indica uma evolução da educação financeira. “As mulheres demonstram interesse por diversificar as suas finanças, um comportamento que reflete a busca por segurança financeira, independência e a possibilidade de aumentar a renda”, explica.

Com oportunidades de crescimento e independência, mulheres também apostam em carreira no mercado financeiro
O mercado financeiro brasileiro tem registrado aumento da presença feminina nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), a profissão de assessora de investimentos, por exemplo, cresceu 180% em quatro anos, passando de quase 2 mil profissionais em 2020 para 5,5 mil em 2024.

Para aquelas mulheres que sonham em seguir a carreira no mercado financeiro, a dica é investir em capacitação, buscando informações sobre o mercado e fazendo cursos de formação, a exemplo do  XP Future, que foi projetado para desenvolver habilidades técnicas e comerciais necessárias para se tornar um assessor. Construir uma carreira sólida e bem-sucedida no mercado financeiro passa pelo trabalho de personalizado para entender as necessidades dos clientes e seus objetivos financeiros, para assim oferecer soluções adequadas. O sucesso na carreira depende da combinação de conhecimento técnico com habilidades interpessoais, persistência e bom relacionamento com os investidores.

De investidora a assessora financeira
CAROLINA DE SANTI.jpg
Carolina De Santi.

Entre as mulheres que têm se destacado no setor financeiro em Curitiba está Carolina De Santi, 48 anos, que comanda o time de Alta Renda da XP na região. “Conciliar a vida de mãe, esposa e profissional é algo que me motiva, pois me desafia a derrubar estereótipos de que as mulheres não conseguem se dedicar totalmente ao trabalho. Graças a esse perfil, cheguei a um cargo de liderança e, hoje, tento ser exemplo para uma equipe composta por muitas mulheres, que conseguem manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, entregando um trabalho de excelência e alta performance.”, afirma.

Simone Carvalho, 53 anos e assessora na XP de Curitiba desde 2021, reforça que em sua trajetória de 31 anos no mercado financeiro, as próprias mulheres foram as suas principais incentivadoras.
“Conheci mulheres incríveis, mentoras, colegas, líderes que compartilharam conhecimento e demonstraram ser possível crescer e se destacar em um mercado que se predominava masculino. Todas contribuíram para minha evolução profissional diante da capacidade em suas atuações”, completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *