Tecnologia de abastecimento projeta economizar R$20 milhões em combustível até o fim de 2025

Tecnologia de abastecimento projeta economizar R$20 milhões em combustível até o fim de 2025

Além dos benefícios financeiros, é possível observar diminuição dos impactos ambientais

Uma das principais preocupações que transportadoras e seus gestores de frota enfrentam quando vão criar estratégias das viagens está relacionada ao combustível. De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), o diesel representa 35% dos custos das transportadoras. Por isso, é necessário que estratégias sejam adotadas para minimizar os impactos das oscilações do preço do combustível.

Entre as possibilidades encontradas está o cartão de frota. Ele permite que os motoristas paguem combustível, manutenção e outras despesas sem usar dinheiro vivo. Porém, ele possui uma série de problemas que inviabilizam seu uso. As taxas administrativas cobradas pelos cartões de frota são problemas constantes para os gestores de frota. Além de encarecer o abastecimento, essas taxas muitas vezes vêm acompanhadas de burocracia e limitações que dificultam o dia a dia da operação.

Pensando nesses desafios, o Gasola – empresa de solução multifuncional que automatiza a gestão de abastecimento – encontrou uma forma de otimizar os abastecimentos e controlar taxas e burocracias. De acordo com Ricardo Lerner, CEO da empresa, o Gasola negocia valores com os postos, deixando os custos mais baratos e eliminando taxas extras.

“Por meio de valores negociados previamente e pagamentos realizados à vista ao abastecer, o Gasola oferece preços abaixo dos praticados, dispensando os juros gerados pelos cartões de frota que pagam os postos em prazos de 30 a 35 dias”, explica Ricardo Lerner.

Benefícios além do bolso

Segundo Lerner, a iniciativa ajudou seus clientes a economizarem mais de 1,7 milhões de litros por meio de negociações de preços previamente realizadas. Para o CEO, esta economia ajudou os parceiros da marca a pouparem mais de R$10 milhões. Como ressalta, os benefícios vão além do bolso e impactam toda a sociedade. “Ao ajudar a transportadora a economizar no consumo de combustível, colaboramos também com a redução da emissão de poluentes. Hoje, muitas empresas estão alinhadas com a pauta e ESG e principalmente com práticas sustentáveis”, completa.

O especialista explica que, para auxiliar as transportadoras sobre as práticas que podem estar demandando mais consumo de combustíveis, a plataforma fornece relatórios detalhados de consumo por km/litro, separando o número por motorista, placa, modelo e ano de fabricação, o que potencializa a tomada de decisão sobre a compra de um novo veículo, análise de condução pelos operadores de veículos ou motivos que podem estar provocando o gasto excessivo ou contribuindo com a economia.

“Pelo aplicativo da empresa, o motorista pode identificar qual o local do parceiro mais próximo, com o melhor valor e escolher em qual irá abastecer. Para otimizar o tempo de logística, o pagamento é realizado automaticamente pela plataforma do próprio app”, conta.

Lerner destaca que, por meio dos seus mecanismos, atualmente, o Gasola ajuda seus clientes a economizar, em média, mais de 200 mil litros mensais, ou R$1,2 milhões, que tem um grande impacto ambiental. “Para 2025, temos como objetivo economizar mais de R$20 milhões em combustíveis, algo superior a 3 milhões litros poupados”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *