Pelo terceiro ano consecutivo, valor de seguro dos carros mais vendidos registra queda

Pelo terceiro ano consecutivo, valor de seguro dos carros mais vendidos registra queda

Pesquisa aponta queda de 8% para os homens durante os primeiros meses de 2025

Durante o primeiro trimestre de 2025, o seguro dos dez carros mais vendidos do Brasil ficou mais acessível em comparação ao mesmo período no ano passado. O valor para os homens reduziu pelo terceiro ano consecutivo, alcançando uma média de 8% e apenas 2% para as mulheres. Em 2024, a redução chegou a expressivos 46,4%, enquanto em 2023, a retração foi de 33%.

Em março, especificamente, os valores subiram em 5% para ambos os gêneros. Os dados são de um levantamento mensal feito pela Minuto Seguros, empresa Creditas, líder no segmento de seguros online e uma das principais corretoras do País. O ranking considera 11 capitais brasileiras e tem como base a lista da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que aponta os dez modelos automotivos mais vendidos no período.

O valor do seguro automotivo muda de acordo com o perfil do condutor, veículo, região e cobertura. Elementos macroeconômicos, como inflação e dinâmica do mercado também influenciam os preços. Para Michel Tanam, Gerente Comercial da Minuto Seguros, é essencial realizar pesquisas constantes no segmento.

“Mesmo com uma tendência de queda no primeiro trimestre para alguns perfis, o mês de março apresentou alta nos valores em diversas capitais, demonstrando que o mercado de seguros está em constante ajuste. Por isso, a pesquisa regular e a cotação em diferentes seguradoras são fundamentais para encontrar o melhor custo-benefício na hora de contratar ou renovar o seguro automotivo”, orienta o executivo.

“Em 2024, o Brasil fechou o ano com um crescimento de 15% na venda de carros novos. A chegada de novos modelos, incluindo os híbridos e elétricos, pode aumentar a procura por seguros automotivos nesses primeiros meses do ano, principalmente pelo público masculino”, completa Michel.

Entre os destaques do trimestre, estão:

(As comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de março/25 contra janeiro/25)

  1. Salvador registrou os menores preços médios de seguro no trimestre para o público masculino, com valor em torno de R$2.194,45, uma queda de 9,6%. No perfil feminino, Brasília liderou as reduções, com o valor médio de R$2.365,87, representando uma baixa de 6,2%.
  2. Belo Horizonte e Rio de Janeiro têm os maiores preços médios de seguro para o perfil feminino. Na capital mineira, o valor ficou em R$3.013,12, com alta de 19,97%, enquanto no Rio chegou a R$4.607,73. Entre os homens, o Rio de Janeiro também liderou, com o preço médio atingindo R$3.414,23, um aumento de 6,42%.
  3. A média geral para todos os modelos e capitais é de R$2.330,87 (-8%) para o perfil masculino, e R$2.462,90 (-2,9%) para o perfil feminino.

Entre os destaques do mês de março, estão:

(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de março/25 contra fevereiro/25)

  1. O preço médio das apólices subiu em todas as capitais analisadas no gênero masculino. A cidade com as maiores altas, permanece sendo o Rio de Janeiro onde o valor foi, em média, é R$3.414,23 (+16,81%) para os homens e R$4.607,73 (+35,18%) para as mulheres. O índice de violência na cidade, por exemplo, pode influenciar nos valores.
  2. Distrito Federal e Espírito Santo registraram estabilidade nos preços para o perfil feminino. Na capital de Brasília, a média foi de R$2.165,38 (-3,4%), em Vitória o valor foi de R$2.336,80 (-1,2%).
  3. A média geral para todos os modelos e capitais é de R$2.330,87 (+5,4%) para o perfil masculino, e R$2.642,90 (+5,9%) para o perfil feminino.

As variações mais expressivas que ocorreram durante o trimestre para os modelos mais vendidos nas capitais analisadas são:

1- O Fiat Argo iniciou o trimestre como o quinto carro mais vendido e, em março, alcançou a liderança no ranking. Para o público masculino, o valor médio do seguro do modelo em janeiro era de R$2.196,98, caindo para R$2.074,96 em março, uma redução de 5,65%. Já para as mulheres, a apólice começou o ano custando R$2.350,70 e recuou para R$2.327,86 no fim do trimestre, uma queda de 0,97%.

A maior variação no preço do seguro para o Fiat Argo durante o trimestre foi registrada em Salvador. Para os homens, a apólice que custava R$2.331,25 em janeiro caiu para R$1.819,09 em março, uma diminuição de 22%. Já para as mulheres, o valor também recuou de R$2.424,18 para R$1.817,37 no mesmo período, um recuo de 25%.

2- O Novo Polo Comfortline, que liderou as vendas em janeiro, terminou o trimestre na segunda posição. Para os homens, a apólice do veículo abriu o ano custando R$2.247,10 e, no final do trimestre, atingiu a marca de R$2.074,96, uma diminuição de 7%. Para as mulheres, em janeiro custava R$2.463,20 e em março passou a custar R$2.496,88, um aumento de 1%.

No período, o modelo registrou as maiores altas no preço médio do seguro para ambos os gêneros no Rio de Janeiro. Para o perfil masculino, a apólice subiu de R$2.929,47 em janeiro para R$3.964,79 em março, um aumento de 35%. Já para o perfil feminino, o valor foi de R$3.673,63 para R$4.617,81 no mesmo intervalo, uma alta de 25%.

3- O Novo Onix, que ocupava a segunda posição entre os mais vendidos em janeiro, caiu para o sexto lugar no ranking da Fenabrave em março, registrando as maiores oscilações no período. Para o público masculino, o valor médio do seguro foi de R$2.105,09 em janeiro, reduzindo para R$2.037,62 em março, uma queda de 3%.

Belo Horizonte concentra as maiores variações do período para ambos os perfis. No público masculino, o valor médio do seguro subiu de R$2.199,73 em janeiro para R$2.323,90 em março, um aumento de 5%. Já entre as mulheres, a alta foi ainda mais expressiva: de R$2.172,33 no início do ano para R$ 5.193,53 em março — uma elevação de 139%.

 

 

Detalhes da cotação

Capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vitória (ES) e Salvador (BA).

Seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine e Zurich.

Perfis: Homem e mulher, 35 anos, casado(a).

As cotações mencionadas no texto são as de menor valor dentro dos perfis cotados com as seguradoras.

Crédito da foto: Freepik

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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