Reconhecimento facial no registro de ponto: tecnologia torna RH estratégico

Rogério Wiethorn Jr, CEO da Joinin.
Soluções que agilizam o registro de entrada e a saída dos colaboradores também eliminam retrabalho do RH na gestão da apuração e fechamento
Cenários em que a gestão do expediente segue um modelo tradicional e com horários bem definidos, a indústria e o varejo são áreas com maiores desafios quando o assunto é o registro e gestão de ponto. Sistemas de cartão evoluíram para identificação biométrica e, atualmente, o reconhecimento facial é uma das opções que mais atrai a área de Recursos Humanos (RH) dos setores.
Entre os benefícios apontados por empresas que já utilizam o modelo, a camada de segurança proporcionada pelo reconhecimento facial se destaca. “Além de registrar o horário de entrada e saída do colaborador, somente profissionais que têm acesso liberado a determinado local podem acessá-lo. Outro fator é que o Face ID é muito mais rápido e seguro que a leitura biométrica ou de crachá, o que agiliza de forma muito significativa o registro de ponto, especialmente em setores com grande número de colaboradores”, explica Rogério Wiethorn Jr, CEO da Joinin, empresa especializada em soluções para gestão de RH e comunicação corporativa.
A empresa uniu a tecnologia do seu software de gestão de pessoas ao hardware de controle de acesso da Intelbras. Só entre as empresas que usam o software da Joinin, mais de 127 mil profissionais entram e saem dos ambientes de trabalho com o ponto registrado via reconhecimento facial.
“Quando desenvolvemos a nossa plataforma, levamos em consideração as particularidades da indústria e do varejo e o modelo tradicional de ponto é uma delas. O cenário do ponto com Face ID é muito positivo em locais de alto fluxo, garantido velocidade de leitura dos equipamentos da Intelbras, e os algoritmos implementados trazem segurança e inibem fraudes. Há completa certeza da entrada ou saída de determinado colaborador, o que ainda hoje é um fator sensível na gestão do ponto”, reforça o executivo.
Outro destaque está relacionado ao custo da solução de ponto da Joinin que, segundo o CEO da empresa, chega a ser 40% menor que as tradicionais soluções de “relógio ponto”, no que diz respeito a aquisição e manutenção dos equipamentos, e também nas horas de retrabalho dos profissionais de departamento pessoal. “Sem esquecer também a inovação, que dá ao funcionário facilidade de acompanhamento das suas horas, através do app da Joinin, que oferece informação e gestão em tempo real”, explica Rogério.
“A parceria com a Joinin e a distribuidora Digital Sat é essencial para o compartilhamento contínuo e estratégico de tecnologia, especialmente na linha de controladores de acesso facial da Intelbras. Os projetos tiveram início no varejo, atendendo redes de postos de combustível e lojas de vestuário, e, atualmente, as soluções estão presentes em diversos segmentos de mercado.A integração entre o controlador de acesso facial da Intelbras e a plataforma da Joinin proporciona mais economia, eficiência e segurança jurídica aos clientes. Além disso, elimina o uso de papel, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente”, reforça Natanael Lima, executivo de vendas na Intelbras.
Integração regulamentada pela portaria 671
Com a ascensão dos modelos eletrônicos de ponto, o Ministério do Trabalho realizou mudanças legais que reconhecem estas novas tecnologias. A portaria 671 regulamentou o controle de ponto digital, com requisitos como o trabalhador ter acesso ao comprovante digital do ponto em menos de 48 horas, e todos os sistemas devem disponibilizar os dados no formato AFD (Arquivo Fonte de Dados). As mudanças, além de acompanharem a inovação na gestão de pessoas, trazem também segurança jurídica para as empresas, com a tranquilidade de que a tecnologia aplicada se alinha às questões legais estabelecidas pelo governo brasileiro.