Reconhecimento facial no registro de ponto: tecnologia torna RH estratégico

Reconhecimento facial no registro de ponto: tecnologia torna RH estratégico
Rogério Wiethorn Jr, CEO da Joinin.

Soluções que agilizam o registro de entrada e a saída dos colaboradores também eliminam retrabalho do RH na gestão da apuração e fechamento

Cenários em que a gestão do expediente segue um modelo tradicional e com horários bem definidos, a indústria e o varejo são áreas com maiores desafios quando o assunto é o registro e gestão de ponto. Sistemas de cartão evoluíram para identificação biométrica e, atualmente, o reconhecimento facial é uma das opções que mais atrai a área de Recursos Humanos (RH) dos setores.

Entre os benefícios apontados por empresas que já utilizam o modelo, a camada de segurança proporcionada pelo reconhecimento facial se destaca. “Além de registrar o horário de entrada e saída do colaborador, somente profissionais que têm acesso liberado a determinado local podem acessá-lo. Outro fator é que o Face ID é muito mais rápido e seguro que a leitura biométrica ou de crachá, o que agiliza de forma muito significativa o registro de ponto, especialmente em setores com grande número de colaboradores”, explica Rogério Wiethorn Jr, CEO da Joinin, empresa especializada em soluções para gestão de RH e comunicação corporativa.

A empresa uniu a tecnologia do seu software de gestão de pessoas ao hardware de  controle de acesso da Intelbras. Só entre as empresas que usam o software da Joinin, mais de 127 mil profissionais entram e saem dos  ambientes de trabalho com o ponto registrado via reconhecimento facial.

“Quando desenvolvemos a nossa plataforma, levamos em consideração as particularidades da indústria e do varejo e o modelo tradicional de ponto é uma delas. O cenário do ponto com Face ID é muito positivo em locais de alto fluxo, garantido velocidade de leitura dos equipamentos da Intelbras, e os algoritmos implementados trazem segurança e inibem fraudes. Há completa certeza da entrada ou saída de determinado colaborador, o que  ainda hoje é um fator sensível na gestão do ponto”, reforça o executivo.

Outro destaque está relacionado ao custo da solução de ponto da Joinin que, segundo o CEO da empresa, chega a ser 40% menor que as tradicionais soluções de “relógio ponto”, no que diz respeito a aquisição e manutenção dos equipamentos, e também nas horas de retrabalho dos profissionais de departamento pessoal. “Sem esquecer também a inovação, que dá ao funcionário facilidade de acompanhamento das suas horas, através do app da Joinin, que oferece informação e gestão em tempo real”, explica Rogério.

“A parceria com a Joinin e a distribuidora Digital Sat é essencial para o compartilhamento contínuo e estratégico de tecnologia, especialmente na linha de controladores de acesso facial da Intelbras. Os projetos tiveram início no varejo, atendendo redes de postos de combustível e lojas de vestuário, e, atualmente, as soluções estão presentes em diversos segmentos de mercado.A integração entre o controlador de acesso facial da Intelbras e a plataforma da Joinin proporciona mais economia, eficiência e segurança jurídica aos clientes. Além disso, elimina o uso de papel, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente”, reforça Natanael Lima, executivo de vendas na Intelbras.

Integração regulamentada pela portaria 671

Com a ascensão dos modelos eletrônicos de ponto, o Ministério do Trabalho realizou mudanças legais que reconhecem estas novas tecnologias. A portaria 671 regulamentou o controle de ponto digital, com requisitos como o trabalhador ter acesso ao comprovante digital do ponto em menos de 48 horas, e todos os sistemas devem disponibilizar os dados no formato AFD (Arquivo Fonte de Dados). As mudanças, além de acompanharem a inovação na gestão de pessoas, trazem também segurança jurídica para as empresas, com a tranquilidade de que a tecnologia aplicada se alinha às questões legais estabelecidas pelo governo brasileiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *