Technofibra e Tetra Pak firmam parceria para reciclagem de embalagens longa vida

Technofibra e Tetra Pak firmam parceria para reciclagem de embalagens longa vida

Technofibra desenvolveu tecnologia que permite a desagregação de embalagens multicamadas

A Technofibra, empresa do Grupo Technocoat, focada na produção de fibras celulósicas de alta qualidade (fibras naturais derivadas de plantas, usadas na fabricação de papel e têxteis), anunciou parceria com a Tetra Pak para desenvolver soluções de reciclagem de embalagens longa vida. O objetivo da iniciativa é ampliar as taxas de reciclagem dessas embalagens concretizando a economia circular.

A parceria foi apresentada em evento interno da Technofibra, que contou com a presença de João Paulo Metring, gerente de Sustentabilidade da Tetra Pak. Ele apresentou aos colaboradores da Technofibra informações sobre a Tetra Pak e o mercado de embalagens e sustentabilidade, destacando a importância da Technofibra que trabalha com desagregação de embalagens multicamadas. Uma caixa longa vida de leite, por exemplo, é composta por 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio. A Technofibra consegue separar os 75% de papel dos outros materiais, otimizando o volume de matéria-prima reciclada. Por sua vez, o plástico-alumínio, que se torna um material único, é destinado a outras cadeias recicladoras para o beneficiamento e a transformação em novos produtos.

“Atuaremos na separação do papel com um processo diferenciado e inovador”, pontua Guilherme Battaglia, gerente Comercial e Marketing na Technofibra. A tecnologia envolve equipamentos projetados por profissionais que fazem parte da equipe de colaboradores. Tal expertise permite maior capacidade de desagregação em comparação com a concorrência, aumentando o volume de matéria-prima reciclada.

A Technofibra possui capacidade para processar 3,7 mil toneladas desse material, resultando em 2,5 mil toneladas de fibra celulósica e 800 toneladas mensais de Technoplast – um composto de alumínio e polietileno, utilizado por fabricantes de casinhas para animais domésticos, além de produtores de telhas, placas e pallets ecológicos, por exemplo. Além disso, a Technofibra consegue armazenar 2 mil toneladas de matéria-prima e 1 mil toneladas de produtos acabados.

Ciclo sustentável

O processo começa através da coleta seletiva nos municípios, que destinam os materiais recicláveis para cooperativas, onde é feito a segregação das embalagens longa vida e de outros tipos de materiais. Em seguida, a Technofibra, a partir da parceria com a Tetra Pak, adquire as embalagens dessas cooperativas, oferecendo condições comerciais mais justas e favoráveis do que o padrão de mercado, com prazos de pagamentos reduzidos. Assim, incentiva o início da cadeia, visando promoção de impacto social.

Por meio de incentivos como esse, a Tetra Pak fomenta a reciclagem das suas embalagens, evitando que sejam destinadas para aterros sanitários. “Para a Tetra Pak, a sustentabilidade é a própria estratégia e, por isso, seguimos atuando com parceiros que fortaleçam a coleta seletiva. A parceria com a Technofibra nos deixa entusiasmados, porque é a concretização da nossa visão de economia circular. Essa iniciativa conjunta tem potencial para fortalecer nossa taxa de reciclagem, além de agregar maior valor ao longo de toda a cadeia de coleta”, pontua João Paulo Metring.

Esse acompanhamento é feito pela Tetra Pak por meio do projeto Conexões, que conta com consultores especializados e espalhados por todas as regiões do Brasil com o objetivo de fomentar, fortalecer e ampliar a cadeia de reciclagem. A iniciativa oferece consultoria sobre reciclabilidade, capacitando as cooperativas com educação ambiental, além de facilitar parcerias para compra e venda de materiais e promover a conscientização pública.

Reciclagem possível

A parceria busca, além do fomento à economia circular, fortalecer a informação de que as embalagens Tetra Pak são recicláveis. “As caixinhas voltam ao processo produtivo em forma de fibra celulósica e dão origem a novas embalagens, fomentando a economia circular”, explica Guilherme.

Como parte dos esforços de fortalecimento da sustentabilidade, a Technofibra pretende desenvolver projetos de educação ambiental, como ações de visitas de jovens à fábrica da Technofibra e premiação para as instituições participantes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *