Crescendo 17,4%, Vulcabras abre 2025 com o melhor 1º trimestre da sua história

Crescendo 17,4%, Vulcabras abre 2025 com o melhor 1º trimestre da sua história

Crescimento expressivo é impulsionado pela força da linha Corre, que combina volume adicional e aumento de preço médio

A Vulcabras (VULC3) iniciou 2025 em ritmo acelerado. A companhia alcançou uma Receita Líquida de R$ 701,2 milhões no 1T25, um crescimento de 17,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando o 19º trimestre consecutivo de alta, impulsionado principalmente pelo sucesso da linha Corre, que continua ampliando volume e preço médio de vendas.

Lucro Bruto foi de R$ 281,9 milhões, crescimento de 17,5% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, com Margem Bruta de 40,2%. O EBITDA somou R$ 140,4 milhões com crescimento de 14,7% uma Margem EBITDA de 20%. O Lucro Líquido atingiu R$ 106,1 milhões, um avanço de 19,5% em comparação ao mesmo trimestre de 2024, reafirmando a consistência dos resultados.

O canal de e-commerce, manteve forte expansão no 1T25, com crescimento de 53,8% em relação ao 1T24, alcançando faturamento de 118,4 milhões e representando 16,9% da receita líquida da Companhia, O desempenho consolida o e-commerce como um pilar estratégico para o crescimento e fortalecimento das marcas, impulsionando a jornada de compra e o relacionamento com o consumidor, sem a necessidade de ações promocionais agressivas.

Divisão de calçados cresce, impulsionada pela linha Corre e marca novos capítulos da Olympikus

A divisão de calçados manteve sua trajetória de expansão no 1T25, registrando crescimento de 18,5% em comparação ao mesmo período de 2024, impulsionada principalmente pelo desempenho da linha Corre. A combinação entre inovação de produtos, fortalecimento de marcas e foco na jornada do consumidor sustentou o desempenho positivo, consolidando ainda mais a liderança da companhia no segmento esportivo nacional.

A Olympikus, que celebra seu 50º aniversário em 2025, manteve a trajetória de expansão, impulsionada pelas novidades da Família Corre e pela Collab Corre 4 Strava, que celebrou o segundo ano consecutivo do modelo Olympikus Corre como o mais usado por corredores brasileiros no aplicativo.

O trimestre foi marcado pelo lançamento de novas cores dos modelos consagrados, e o início das celebrações dos 50 anos, com o festival proprietário “Bota pra Correr”, realizado na Serra do Cipó (MG). Na alta performance, a marca conquistou o tetracampeonato na Maratona Internacional de São Paulo com o novo modelo Corre Supra 2.

Mizuno avançou em sua estratégia de inovação e ampliação de portfólio para alta performance em corrida, com o lançamento do Neo Zen, modelo desenvolvido para treinos diários e longas distâncias. A marca também lançou novas cores do Neo Vista, reforçando sua posição no segmento “super trainer”. A Mizuno Running Station, ponto de encontro de corredores na USP, reforçou a conexão da marca com a comunidade de alta performance da corrida, sendo um ponto de encontro para corredores e grupos de corrida aos fins de semana, além de receber ativações recorrentes da marca.

No segmento sportstyle, a Mizuno promoveu eventos exclusivos na Mizuno Listening Store, em São Paulo, incluindo as AM Sessions, combinando experiências de música, café e cultura urbana para aproximar ainda mais a marca do público jovem e antenado às tendências globais. No futebol, o lançamento do Silver Pack (pack de cores especiais de chuteiras) coordenado com todos os jogadores do futebol patrocinados pela marca, trouxe destaque para a coleção, reforçando a atuação da marca na categoria.

A Under Armour manteve sua estratégia de diversificação e fortalecimento nos segmentos de performance e sportstyle. A marca lançou o Charged Quicker 2, voltado para corredores que buscam leveza e agilidade, além do SlipSpeed Mega, modelo versátil que combina tecnologia e conforto para treinos e uso diário.

No lifestyle esportivo, a Under Armour apresentou o novo modelo Emerge e lançou novas cores do Reps 2, ampliando sua oferta para consumidores que buscam estilo aliado à performance.

No basquete, a marca deu sequência à franquia global de Stephen Curry com o lançamento das novas cores do Curry 12 — Gravity e Extraterrestrial —, fortalecendo ainda mais sua posição entre atletas de elite e fãs do esporte.

Alocação de Capital

A Vulcabras segue firme em seu compromisso com a maximização do retorno aos acionistas e a gestão conservadora de capital. Em linha com essa estratégia e, considerando os recentes crescimentos somados às nossas expectativas para 2025, a empresa deve fazer um CAPEX voltado a expansão do parque industrial, além dos investimentos para Capital de Giro, ligeiramente superiores aos realizados em 2024. Tais investimentos devem ter retornos compatíveis com nossos objetivos e gerar mais resultados para a empresa ao longo do tempo. Mesmo assim, dado nossa geração de caixa robusta, a Companhia anuncia mais um fluxo de pagamentos mensais de dividendos, no valor R$ 0,125 por ação, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2025. Anualizando o compromisso de dividendos mensais e considerando uma ação no valor aproximado R$ 17,30, a empresa apresenta hoje um dividend yield de aproximadamente 9,0%.

Além disso, a Companhia recomprou 762,2 mil de ações ao longo do 1T25, totalizando o volume de 3.869,2 mil ações em tesouraria, 1,4% do total de ações em circulação. Esse programa de recompra de ações é uma estratégia que visa a otimização do capital e o aumento do valor para os acionistas, além de demonstrar a confiança da Companhia em seu desempenho futuro.

Isso demonstra a capacidade da Vulcabras em alinhar crescimento sustentável, altos retornos aos acionistas e a manutenção de um balanço desalavancado, seguro e pronto para capturar novas oportunidades que possam surgir.

Bases sólidas para um crescimento contínuo

Com carteiras de pedidos crescentes e coleções recém-lançadas recebendo boa aceitação, a Vulcabras inicia 2025 com perspectivas positivas. A companhia acredita que o trabalho consistente de inovação, aliado à ampliação do portfólio e à eficiência operacional, sustentará o ritmo de crescimento nos próximos meses, fortalecendo ainda mais sua posição no mercado esportivo brasileiro.

“Estamos muito confiantes para os próximos meses. O início das ativações de 50 anos da Olympikus, os novos lançamentos da linha Corre, as novas coleções de Mizuno e de Under Armour mostram que ainda temos um longo caminho de crescimento à nossa frente”, afirma Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *