Dia das Mães deve movimentar R$ 16,3 bilhões

Dia das Mães deve movimentar R$ 16,3 bilhões

Pesquisa da Abecs mostra que brasileiro deve gastar, em média, R$ 249 com presentes

O Dia das Mães, segunda data mais importante do ano para o comércio brasileiro, deve movimentar R$ 16,3 bilhões em compras, montante 9,24% superior à projeção de igual período do ano passado. Essa é a perspectiva medida na mais recente pesquisa da Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, encomendada ao Instituto Datafolha.

O levantamento aponta que 62% dos consumidores pretendem comprar presente de Dia das Mães neste ano. E ainda de acordo com o estudo, o valor médio das compras será de R$ 249, um montante 8,7% maior em relação ao visto no ano passado (R$ 229)

Loja física ainda concentra a maior parte das compras

Quando perguntada sobre o local de compra de sua preferência, a maior parte dos entrevistados (73%) informou que pretende adquirir seus presentes em uma loja física. Já um quarto dos entrevistados (25%) pretende fazer as compras em plataformas online.

A intenção de compra de presentes, levando em conta somente aquelas feitas nas lojas físicas, é maior entre as mulheres (76%), contra (71%) dos homens. Já as compras online são mais comuns entre homens (28%) do que entre as mulheres (22%).Compras com cartões: destaque na hora de pagar

Para metade (50%) dos consumidores,os cartões (crédito e débito) são o principal meio de pagamento escolhido para comprar o presente de Dia das Mães. Do total, 28% têm intenção de uso da função crédito, e 22%, a de débito.

Outros meios de pagamento apontados são: Pix (37%), dinheiro (31%), boleto (2%) e cartões de loja – private label (1%). No que se refere às compras realizadas especificamente com cartões de crédito, 67% dos entrevistados manifestaram intenção de realizá-las de forma parcelada.

Itens mais procurados

A pesquisa da Abecs também revela que, dentre os presentes mais procurados, itens de vestuário (39%) ainda ganham na preferência dos consumidores, seguidos de cosméticos, perfumes e maquiagem (25%), itens para casa (14%), como eletrodomésticos, utensílio, móveis etc.; flores (7%), relógios, joias, bijuterias (5%); e eletrônicos (4%). Chocolates (4%) e cestas de café da manhã (2%) também estão na lista de desejos.

Gasto médio por faixa etária, classe socioeconômica e região

Dentre os consumidores mais jovens (18 a 24 anos), a intenção de compra é de 85%. Esse público pretende gastar, em média, R$ 269. Dentre 25 e 34 anos, R$ 279, e, entre os consumidores de 35 a 44 anos, a média é de R$ 232. Na população de 45 a 59 anos, a média de gasto é de R$ 219 e, acima de 60 anos, é de R$ 242.

No recorte que traz resultados considerando a classe socioeconômica, as classes A/B aparecem com maior valor médio, de R$ 295, seguidas da classe C com R$ 244 e das classes D/E com R$ 209.

Por região, a Norte terá o maior valor médio de compras: R$ 271, seguida por Sudeste, com R$ 257, Centro-Oeste, com R$ 249, Nordeste, com R$ 241, e Sul, com R$ 225.

No entanto, ao se levar em conta os gastos totais, o Sudeste lidera, com R$ 6,7 bilhões (12,5% acima do visto em 2024). É seguido pelo Nordeste, com R$ 4,5 bilhões (+3,4%), Sul, com R$ 2,3 bilhões (+12%), Norte, com R$ 1,3 bilhão (+1,7%), e Centro-Oeste, com R$ 1,2 bilhão (+18,8%).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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