Perfil de liderança de Ancelotti é exemplo para líderes e gestores empresariais

Perfil de liderança de Ancelotti é exemplo para líderes e gestores empresariais
Lucas Oggiam, diretor-executivo da Michael Page.

Michael Page destaca lições valiosas do treinador multicampeão que se aplicam diretamente à gestão de equipes nas empresas

A liderança tranquila, um ambiente agradável e fazer bem o simples são as principais características do italiano Carlo Ancelotti, um dos técnicos mais vitoriosos da Europa, ex-treinador do Real Madrid e atual comandante da seleção brasileira. Além dos gramados, as habilidades de Ancelotti também são muito importantes para os líderes e gestores nas rotinas do mundo corporativo.

Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup, listou o perfil de liderança do treinador e como ele pode trazer resultados práticos nas organizações.

“Ancelotti lidera com escuta, confiança e coerência. São atributos cada vez mais valorizados nas empresas, especialmente em contextos de transformação. Ele prova que é possível gerar resultados consistentes sem recorrer a posturas autoritárias”, afirma Lucas Oggiam, diretor-executivo da Michael Page.

“No futebol e nas empresas, liderar é sobretudo construir relações de confiança e dar espaço para que as pessoas desempenhem o seu melhor.” Confira abaixo algumas características do técnico do Brasil que servem de exemplo para os líderes e gestores empresariais:

Calma

O treinador é conhecido pela tranquilidade, sensatez e por não exercer um papel autoritário em seus trabalhos. É aberto para ouvir opiniões dos colaboradores e discuti-las.

Analogia com o mundo corporativo: líderes eficazes sabem extrair o melhor de suas equipes sem recorrer ao controle excessivo. A escuta ativa, combinada com direcionamento claro, tende a gerar engajamento genuíno e resultados sustentáveis.

Ambiente agradável e diversidade

Preservar um ambiente saudável é um dos pilares de Ancelotti. Mesmo diante de atletas com diferentes mentalidades e personalidades fortes, seu trabalho é considerado referência por manter um clima amistoso e de companheirismo entre diversos países e clubes que já dirigiu.

Analogia com o mundo corporativo: gestores que compreendem a importância da pluralidade e do bem-estar coletivo são mais eficazes na retenção de talentos e na criação de culturas organizacionais fortes. Times diversos e bem geridos inovam mais e entregam melhor.

Humildade e fácil adaptação

Por mais que tenha ampla experiência e seja uma das maiores referências em desempenhos e títulos em sua posição, o treinador sabe se adaptar com diversos cenários e não se prende a só um modelo de trabalho que acredita ser o mais eficiente.

Analogia com o mundo corporativo: líder com visão estratégica e entendimento dos pontos que precisam de melhores performances. Aberto para novas experiências e dinâmicas de trabalho.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *