Serviços continuam subindo acima da média do IPC

Serviços continuam subindo acima da média do IPC

Em três anos, os produtos e os serviços para o Dia das Mães apresentaram aumento médio de 10,08%

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), a partir de 28 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) indicou que em três anos os produtos e os serviços para o Dia das Mães apresentaram aumento médio de 10,08%, enquanto o IPC-M registrou aumento de 11,28%. Já nos últimos 12 meses o aumento médio da cesta foi de 2,89%, bem abaixo dos 4,63% do IPC-M.

O estudo também mostrou que os serviços foram novamente os protagonistas dessa inflação, subindo 5,25% nos últimos 12 meses, com variação acumulada de 16,03% desde maio/22. Entre os destaques do setor de serviços, restaurantes (5,72%), hotéis (4,72%) e salões de beleza (7,69%) sofreram aumentos expressivos no último ano. A categoria de excursão e tour apresentou menor elevação entre os serviços avaliados, com apenas 1,06%.

As atrações culturais apresentam um cenário misto este ano: enquanto cinemas surpreenderam com uma redução de preços de 1,12% e shows musicais (1,55%) podem representar boas opções de programa para aproveitar a data, com reajustes abaixo do índice geral que foi de 4,63%.

O economista do FGV IBRE Matheus Dias, responsável pelo estudo, avalia que a melhora da atividade econômica no último ano, com queda no desemprego e aumento do PIB tem um papel importante nessa dinâmica.

“Apesar da inflação de serviços, atualmente, influenciar menos do que em períodos anteriores com o mesmo nível de taxa de desemprego, o comportamento atual ainda gera pressão sobre o setor, que é sensível a ganhos de renda. Então é esperado que com maior renda disponível, as famílias procurem consumir mais refeições fora de casa, viajar mais e gastar mais com atrações culturais, por exemplo.”, explica Matheus Dias.

Pelo lado dos produtos mais comumente escolhidos como presente, a cesta de bens duráveis e semiduráveis teve um crescimento médio de 0,68% no último ano, com variação acumulada de 4,85% desde maio/22, significativamente abaixo da inflação geral. Os itens que apresentaram redução nos preços foram aparelho de som (-4,46%), celulares (-3,92%) e forno elétrico e de micro-ondas (-1,98%). Por outro lado, bijuterias em geral (4,58%), perfumes (8,02%) e artigos de maquiagem (2,24%) apresentaram aumentos mais significativos.

Pelo lado dos presentes, alguns produtos tecnológicos como celulares e aparelhos de som estão com preços em queda, oferecendo boas oportunidades, avalia Dias. “Itens tecnológicos, que durante o período da pandemia tiverem seus custos de insumos em níveis sem precedentes, têm experimentado comportamento de queda de preços, enquanto outros, especialmente produtos de beleza, ainda mantêm tendência de alta, como é o caso dos perfumes.”, destacou o economista do FGV IBRE.

Variações % em 12 meses Var. % acumulada em 12 meses (mai/22 a abr/23) Var. % acumulada em 12 meses (mai/23 a abr/24) Var. % acumulada em 12 meses (mai/24 a abr/25) Var. % acumulada no entre mai/22 e abr/25
IPC-M – TODOS OS ITENS 3,24 3,02 4,63 11,28
Dia das mães 5,27 1,65 2,89 10,08
Serviços 6,38 3,64 5,25 16,03
HOTEL 9,55 5,11 4,72 20,58
SALÃO DE BELEZA 6,30 4,72 7,69 19,88
RESTAURANTES 6,56 3,35 5,72 16,42
CINEMA 9,63 5,67 -1,12 14,55
TEATRO 4,18 3,44 3,31 11,32
SHOW MUSICAL 3,89 0,15 1,55 5,65
EXCURSÃO E TOUR 1,78 1,84 1,06 4,74
Produtos 4,30 -0,15 0,68 4,85
PERFUME 10,96 -2,18 8,02 17,25
LIVROS NÃO DIDÁTICOS 10,54 5,22 0,26 16,61
AR CONDICIONADO 8,72 3,48 0,64 13,23
VENTILADOR E CIRCULADOR DE AR 5,32 3,78 2,86 12,43
ARTIGO DE MAQUILAGEM 8,35 0,89 2,24 11,77
RELÓGIO 5,70 2,81 1,45 10,25
CINTOS E BOLSAS 5,70 3,30 0,39 9,62
CALÇADOS FEMININOS 6,46 1,64 1,14 9,43
ROUPAS FEMININAS 7,82 0,01 0,16 8,01
LOUÇAS E PANELAS 4,33 -0,04 1,91 6,28
MÓVEIS PARA RESIDÊNCIA 4,35 2,66 -0,96 6,11
FORNO ELÉTRICO E DE MICRO-ONDAS 5,74 0,23 -1,98 3,88
BIJUTERIAS EM GERAL -1,88 1,23 4,58 3,88
GELADEIRA E FREEZER 4,54 -1,72 0,10 2,85
FOGÃO 2,43 -0,11 -0,83 1,47
ARTIGOS DE DECORAÇÃO -1,46 1,41 0,60 0,52
COMPUTADOR E PERIFÉRICOS -1,12 -2,50 2,59 -1,09
APARELHO DE SOM -0,31 1,98 -4,46 -2,86
APARELHO DE TV -2,43 -0,13 -0,86 -3,39
MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS -0,88 -2,44 -0,16 -3,46
APARELHO TELEFÔNICO CELULAR -1,20 -3,08 -3,92 -8,00

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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