Pequeno varejo ganha destaque em estudo inédito da NielsenIQ

Pequeno varejo ganha destaque em estudo inédito da NielsenIQ

Pesquisa apresentada na Convenção da Abad revela desafios e oportunidades para o setor

Durante a 44ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, que começa nesta segunda-feira (16), em Atibaia (SP), reunindo 850 empresários e executivos do setor de atacado e distribuição, foi apresentado estudo inédito sobre o pequeno varejo brasileiro, realizado com base em entrevistas feitas com 400 estabelecimentos em todo o país.

O objetivo da pesquisa é mapear o funcionamento do chamado “varejo de vizinhança” e compreender os fatores que influenciam suas decisões de compra, estrutura física, operação e relação com os canais digitais.

Em entrevista coletiva à imprensa,  o diretor de Varejo da NielsenIQ, Domênico Tremaroli Filho informou que os canais Tradicional e AS Independente representam 33% dos pontos de venda do varejo nacional, com destaque para sua participação de 30% no faturamento das cestas NielsenIQ.

O canal Tradicional, por exemplo, é o maior em número de Pontos de Vendas (PDVs) (416 mil) e responde por 11% do faturamento; já o AS Independente representa 19% e ocupa a segunda posição, atrás apenas do atacarejo.

A pesquisa aponta também forte concentração regional desse tipo de comércio no Nordeste, Sul e Sudeste, com participação que chega a representar mais de um terço do faturamento de bens de consumo rápido em algumas áreas.

Outro destaque do estudo é o perfil operacional desses estabelecimentos. As lojas Independentes têm, em média, 300 m², 2,5 check-outs e 7 funcionários – número que vem diminuindo nos últimos anos. Já as lojas do canal Tradicional são ainda mais enxutas: média de 45 m² e apenas dois colaboradores. Muitas operam com estrutura mínima, como presença reduzida de refrigeradores e poucas opções de autosserviço.

Gestão está mudando

O diretor de Varejo da NielsenIQ informa que a gestão dos pontos de venda também está mudando. Cresce a presença de gerentes contratados no lugar de proprietários, ao mesmo tempo em que se observa um perfil mais jovem, mais feminino e com maior escolaridade entre os responsáveis. Ainda assim, muitos dos processos seguem sendo manuais: 45% dos gestores utilizam sistemas próprios para controle de estoque, enquanto 22% recorrem ao Excel e 12%, a anotações em caderno.

“Os dados revelam um segmento altamente capilarizado e resiliente, mas que enfrenta limitações estruturais e operacionais. É fundamental oferecer soluções práticas e acessíveis para ajudar esses empreendedores a evoluir na gestão e melhorar sua competitividade”, avalia a NielsenIQ.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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