Viagens corporativas devem movimentar R$ 9 bilhões no segundo semestre

Viagens corporativas devem movimentar R$ 9 bilhões no segundo semestre

A expectativa de crescimento vem se confirmando ao longo do ano. Apenas em maio, o setor registrou faturamento de R$ 1,187 bilhão

O setor de viagens corporativas segue em expansão no Brasil e deve encerrar o segundo semestre de 2025 com um faturamento de R$ 9 bilhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O valor representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando o faturamento foi de R$ 6,722 bilhões.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem o fortalecimento da cadeia produtiva do setor e seu papel estratégico na economia brasileira. “O turismo de negócios é fundamental e impacta diretamente o crescimento da nossa economia. Os resultados positivos demonstram não só a confiança do mercado, mas também o esforço conjunto para profissionalizar, planejar e otimizar cada vez mais as viagens corporativas no país”, destacou.

A expectativa de crescimento vem se confirmando ao longo do ano. Apenas em maio, o setor registrou faturamento de R$ 1,187 bilhão — alta de 1,24% em comparação ao mesmo mês de 2024, que somou R$ 1,172 bilhão. Os dados são resultado do monitoramento mensal feito pela Abracorp, que acompanha 11 segmentos do mercado.

“O mês de maio manteve a série de desempenho positivo que temos observado ao longo de 2025. Com esse ritmo, acreditamos que encerraremos o ano com um faturamento total de R$ 14 bilhões”, afirma Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp.

No recorte por segmentos, cinco dos 11 setores analisados apresentaram crescimento em relação a maio do ano anterior, com destaque para os serviços rodoviários e de hotelaria, que registraram aumentos de 18% e 4%, respectivamente.

Outro dado relevante levantado pela Abracorp diz respeito ao comportamento de compra de passagens aéreas. Em maio, quase 50% das viagens nacionais foram marcadas com pelo menos 16 dias de antecedência — um indicativo de maior planejamento e eficiência na gestão dos custos com deslocamentos. Por outro lado, apenas 6% das passagens foram compradas com um dia de antecedência.

Crédito da foto: Envato

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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