Marisol supera dívida histórica e inicia novo ciclo com foco na expansão do negócio

Marisol supera dívida histórica e inicia novo ciclo com foco na expansão do negócio

Liquidação da dívida devolve equilíbrio à estrutura financeira da companhia

A Marisol, empresa catarinense com sede em Jaraguá do Sul e detentora de algumas das marcas mais icônicas do mercado de moda no Brasil — como Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Marisol, Mundo Ripilica, Lov’it, Hapier e Pakalolo — inicia 2026 em um novo e estratégico momento do negócio.

Com 61 anos de história, a companhia acaba de concluir a negociação para liquidação integral da dívida de origem não operacional, em valor de face de R$ 254,2 milhões. A pendência financeira estava relacionada à aquisição de cotas da companhia que pertenciam a terceiros. A iniciativa marca o encerramento de um ciclo importante e reforça a solidez da gestão da companhia, mesmo diante de momentos turbulentos.

De acordo com o CEO da Marisol, Giuliano Donini, o encerramento das debêntures representa o fim de um dos períodos mais desafiadores enfrentados pela organização. “Foi um ciclo que exigiu extrema resiliência, especialmente entre 2020 e 2025, quando fatores externos impactaram diretamente o nosso negócio, que já tinha o desafio de administrar esse débito”, afirma. Entre eles, o executivo destaca os efeitos da pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento da unidade produtiva do Ceará por 73 dias, a elevação significativa da taxa do CDI incidente sobre os débitos da dívida em questão e as oscilações de mercado vivenciadas pelo setor têxtil nos últimos anos.

A liquidação da dívida devolve equilíbrio à estrutura financeira da companhia, cria um cenário favorável para novas estratégias e direciona a gestão para uma retomada gradual de crescimento. “Durante esse período, nossos esforços estiveram totalmente concentrados na retomada do equilíbrio financeiro. Agora, a empresa ganha um respiro para direcionar recursos e energia na retomada gradual das atividades operacionais, com foco em eficiência, rentabilidade e novos modelos de negócio”, destaca Donini.

Com a reorganização financeira concluída, a Marisol entra em 2026 preparada para um novo ciclo de desenvolvimento, reforçando seu posicionamento no mercado e ampliando sua capacidade de investir em pessoas, projetos e parcerias. Reconhecida pela qualidade, identidade e forte vínculo emocional com diferentes gerações de consumidores, as marcas que levam a assinatura da Marisol seguem figurando entre as mais desejadas do setor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *