Faturamento das pequenas e médias mantém crescimento em abril

IODE-PMEs avançou 3,6% em abril de 2026 na comparação anual

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica que a movimentação financeira média real das pequenas e médias empresas brasileiras avançou 3,6% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2025. Fundamentos econômicos resilientes, como o mercado de trabalho aquecido e a flexibilização inicial da taxa de juros do país, dão contornos ao ambiente econômico mais favorável e são o pano de fundo da segunda alta consecutiva do faturamento médio das PMEs.

O IODE-PMEs funciona como um termômetro da atividade econômica das empresas com faturamento anual de até R$50 milhões, acompanhando cerca de 750 atividades econômicas distribuídas entre os setores de Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela FGV (ICC) voltou a apresentar resultado positivo em abril, após as quedas registradas no primeiro bimestre, sinalizando um ambiente mais favorável ao consumo e com reflexos diretos sobre o desempenho das pequenas e médias empresas.

Além disso, os dados mais recentes de desemprego mostram que a taxa no país continua em baixa: 6,1% no trimestre encerrado em março/26, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o menor nível já registrado para esse período. Esse contexto dá contornos à permanência do faturamento das PMEs no campo positivo no mês.

Setores impactados

De acordo com Felipe Beraldi, economista da Omie, nesse contexto, o ambiente econômico impacta os setores de maneira heterogênea, refletindo diferenças setoriais no comportamento geral do IODE-PMEs.

“Em abril, as PMEs de Serviços passaram a ser o principal destaque, avançando 5,4% na comparação com o mesmo mês de 2025, iniciando o segundo trimestre com o melhor resultado do setor em 6 meses. Esse desempenho foi impulsionado por resultados consistentes em áreas relevantes com destaque para ‘Transporte’ e o segmento de ‘Saúde humana’”disse.

Também as PMEs industriais, setor com os melhores resultados recentes, registraram importante crescimento: 4,9% ante abril de 2025. Por outro lado, o avanço mostrou-se mais heterogêneo entre os segmentos monitorados pelo IODE-PMEs: dos 23 subsetores da indústria de transformação, 13 registraram crescimento do faturamento real, com destaque para “produtos químicos”, “metalurgia” e “máquinas e equipamentos”.

O setor de Comércio manteve a trajetória de recuperação em abril/26, registrando alta de 1,1% na comparação anual. O resultado foi sustentado predominantemente pelo desempenho do Atacado (+2,8% YoY), que compensou a retração de 1,1% observada no faturamento médio do Varejo no período. Dentro do segmento varejista, o desempenho foi impulsionado por nichos específicos que operaram na contramão da média setorial. Os destaques positivos ficaram com o ‘varejo de artigos de relojoaria’, seguido pelos setores de ‘produtos farmacêuticos’ e de ‘livros’, que lideraram o crescimento e ajudaram a sustentar o índice geral em terreno positivo pelo segundo mês consecutivo.

Infraestrutura

Após a breve recuperação em março, o setor de Infraestrutura voltou a registrar retração em abril, com queda de 13,8% na comparação anual. O desempenho negativo foi puxado pelo recuo em atividades estratégicas da construção civil ligadas às PMEs, com destaque para a queda nos segmentos de ‘obras de infraestrutura’ e ‘serviços especializados para construção’, que não conseguiram sustentar o ritmo de expansão do mês anterior.

Apesar do avanço registrado nos últimos dois meses, o cenário para as PMEs permanece cercado por incertezas, pressionado pela elevação das expectativas de inflação, sobretudo em combustíveis, decorrência direta do conflito geopolítico no Irã, e pelo elevado nível de endividamento das famílias. Contudo, a recuperação da confiança dos consumidores e o advento do ‘Desenrola Brasil 2.0’ para renegociação de dívidas podem atuar como contrapesos importantes, favorecendo a trajetória positiva do mercado nos próximos meses.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *