Segurança da Informação ainda é um dos grandes desafios do home office

Segurança da Informação ainda é um dos grandes desafios do home office

Adotar o home office não é apenas mudar o local de trabalho para o ambiente doméstico. Várias questões envolvem o desempenho das atividades profissionais fora das barreiras físicas da empresa. O modelo de atuação potencializado pela pandemia precisa de investimentos em estrutura – o que interfere diretamente na qualidade da produção, dependendo do ramo do negócio. Hoje em dia, a maioria dos empreendimentos dependem da área de tecnologia da informação (TI) para gestão – e não garantir a segurança dos dados é correr um risco que pode trazer preços altos a se pagar.

“Muitas empresas não estavam preparadas para o trabalho remoto, deixando suas informações desprotegidas nessa abertura de acesso fora da empresa. Por isso, a infraestrutura tecnológica escolhida para alocar seus sistemas de gestão tem grande peso quando falamos de segurança”, explica Jean Jader Martins, diretor comercial da Global Gate DC, empresa do grupo Bludata, especializada em soluções de segurança e armazenamento de dados.

Garantir que as informações do negócio estejam em um ambiente seguro reflete na estabilidade da operação das rotinas de trabalho. “Com a análise de mercado que fazemos, percebemos que até as grandes empresas sofrem por conta da vulnerabilidade apresentada em suas infraestruturas de TI. Exemplo disso é o vazamento constante de e-mails e dados pela Internet no mundo inteiro. Além de causar danos, esse problema tornou-se crime com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Com os colaboradores em home office, essa suscetibilidade aumenta, pois, o uso de equipamentos pessoais desprotegidos e redes domésticas para o desempenho das funções profissionais pode interferir na segurança dos dados da empresa”, completa Jean.

Para evitar as ações de hackers (que vão desde espionagens, clonagem de dados até sequestro de informações e destruição de sistemas completos), apostar em soluções tecnológicas é um bom investimento. Ter um software de controle de acessos, bloqueio de malwares e um sistema integrado com os equipamentos e plataformas usados pelos colaboradores são algumas das medidas que preservam a integridade das informações. Segundo Jean, as boas práticas do compartilhamento de informações feitas de forma clara e abrangente entre os usuários do sistema também complementam o cyber security.

As soluções de TI disponíveis no mercado são inúmeras – e a Global Gate DC destaca dois em especial, que podem ser adotados em empresas de qualquer porte. Um deles é o Endpoint, um serviço que traz um conjunto de soluções para identificar potenciais ameaças de segurança à estrutura de tecnologia das empresas e garantir a conectividade de qualquer lugar sem renunciar à privacidade e à proteção dos dados.

A outra solução é o Backup & Disaster Recovery, um sistema que oferece proteção de dados através de ferramentas, processos, pessoal capacitado e infraestrutura para garantir que as informações estejam protegidas e íntegras no caso de incidentes de segurança. “São medidas que asseguram que as informações permaneçam onde precisam estar, sem correr o risco de vazamentos. As mudanças nas rotinas produtivas pedem mais atenção com a segurança de dados, principalmente por conta do crescimento das contratações remotas. Além disso, uma empresa que investe em segurança de dados acaba construindo uma imagem sólida e de credibilidade no mercado”, finaliza Jean.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *