Tirol rompe fronteiras com investimento em fábrica no Paraná

Tirol rompe fronteiras com investimento em fábrica no Paraná
Seguindo o plano de expansão da empresa, a Lacticínios Tirol investiu R$ 152 milhões na sua primeira unidade fabril fora de Santa Catarina, inaugurada nesta quarta-feira (7), no município de Ipiranga, no Paraná. Para romper as fronteiras, a empresa escolheu a cidade por meio de um estudo que identificou a região como uma grande bacia leiteira e com acesso privilegiado e facilitado ao mercado.
Hoje, a Tirol possui mais de 1.800 colaboradores diretos e, para se manter como uma das maiores captadoras de leite do país, realiza constantes investimentos em tecnologias, novas linhas e na ampliação da distribuição nacional e internacional.
Em uma área construída de 33,1 mil m², a nova fábrica no Paraná nasce com uma produção diária de 600 mil litros de leite e com potencial de ampliação para 1,2 milhão de litros. Além de envolver uma cadeia de mais de 150 fornecedores, a unidade conta com 160 colaboradores diretos e inicia suas atividades exclusivamente para produção de leite longa vida (UHT), mas com a possibilidade de inclusão de novos produtos lácteos. A empresa também conta com fábricas em Treze Tílias, Pinhalzinho e Chapecó, em Santa Catarina.

Novos investimentos

Na inauguração, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, disse que a fábrica irá abrir as portas para novos investimentos no estado. “A Tirol vem em uma leva de investimentos que soma R$ 45 bilhões nesses dois anos de governo. Ninguém produz tanto por metro quadrado como o Paraná e essa fábrica vai contribuir com o nosso trabalho de industrializar a produção do campo e gerar empregos”.
Para o prefeito de Ipiranga, Douglas Cruz, a chegada da Tirol representa um marco para o município, pois além dos empregos diretos, a fábrica vai fomentar outros segmentos na cidade, como o transporte e a alimentação. “Vamos incentivar ainda mais a produção de leite na região, pois a fábrica de Ipiranga tem potencial para ampliação e quando chegar este momento teremos ainda mais empregos e benefícios para a cidade”.
O diretor executivo industrial da empresa, Carlos Dresch, destacou que a Tirol sempre se sentiu parte do Paraná. “Sou nascido em Nova Londrina, município paranaense, e sinto que sempre fizemos parte do estado, pois, desde que iniciamos as nossas atividades, comercializamos os nossos produtos aqui. Tenho certeza de que esse não será o último investimento da Tirol no Paraná, viemos para ficar e para contribuir com a geração de empregos, com o progresso e com o desenvolvimento da região”.

Diferencial da marca

Considerado um grande passo para a Tirol, o investimento em Ipiranga representa, segundo o diretor executivo comercial, Adalberto Rofner, uma nova página na história da empresa. Ele destacou a qualidade de todo o processo da Tirol como um grande diferencial da marca. “A excelência dos nossos produtos nasce ainda no campo, com um rigoroso processo de qualidade e avaliações constantes dos fornecedores. Além disso, as unidades fabris contam com maquinários modernos, sustentáveis e de última geração para a captação e produção”.
Planejada de forma linear, a fábrica de Ipiranga é toda otimizada, balanceada e configurada com tecnologia de ponta e equipamentos de última geração. A modernidade do projeto também está presente no Centro de Inovação incorporado na unidade, que conta com uma estrutura voltada para o desenvolvimento de novos produtos. O espaço vai abrigar uma parte da equipe técnica da empresa, que se divide entre Ipiranga e Treze Tílias.
Detentora de um dos mais completos portfólios do segmento, a Tirol tem um mix de mais de 150 produtos, distribuídos entre leites, achocolatados, iogurtes, bebidas lácteas, requeijões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de leite e leites condensados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *