Construção no antigo endereço do restaurante Scavollo quer certificação sustentável

Construção no antigo endereço do restaurante Scavollo quer certificação sustentável

Edifício corporativo da Invescon será concluído no primeiro trimestre de 2023 

O Bayma Corporate, arrojado empreendimento corporativo para locação, assinado pelo escritório Bacoccini Arquitetura e Consultoria e anunciado pela Invescon em 2019, teve sua construção iniciada no último mês de setembro pela CRON Engenharia. O canteiro de obras ficará ativo pelo prazo de 18 meses, com previsão de entrega para março de 2023.

Localizado em uma das regiões mais tradicionais da capital paranaense, esquina com as ruas Desembargador Motta e Emiliano Perneta, o edifício corporativo de 10 pavimentos terá 5.238 m² de área total e 2.796 m² de área privativa de escritórios.

Segundo o CEO da Invescon, Luis Napoleão, um dos grandes marcos do empreendimento será o casarão de 1934 em estilo germânico, com 580m² de área construída, que será completamente restaurado para refletir seu projeto original. O Bayma Corporate também se prepara para conquistar a mais alta certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para construções sustentáveis, na categoria Platinum, concedido pelo Green Building Council Brasil (GBC). “O nome do edifício faz referência ao Largo Dr. Theodoro Bayma, localizado em frente ao empreendimento. Preservado, o casarão ficará independente do prédio“, explica Napoleão.

Parceria

O Bayma Corporate é resultado de uma parceria com a F4 Invest, empresa que era proprietária do terreno. Coube a Invescon reunir um grupo de investidores para desenvolver o projeto visando a locação do empreendimento preferencialmente a um único locatário.

No formato chancelado pela Invescon, o empreendimento é desenvolvido a preço de custo e após a conclusão é constituído um pool de locação, através de uma Sociedade em Conta de Participação (SCP). Neste formato o investidor transfere a posse do andar detido, mantendo a propriedade em seu nome. A receita recebida será proporcional à área detida conforme as regras do estatuto da SCP.

Casarão em estilo germânico

O casarão construído em 1934 foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Curitiba somente no ano de 1986. Na sequência, o endereço passou a ser relacionado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP), com o decreto 2044/2012. Uma vez restaurado, o imóvel será tratado como uma unidade autônoma.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *