Conheça o novo golpe do MEI

Os golpes seguem impactando milhares de pessoas no Brasil. Agora, uma nova modalidade está começando a atingir o empreendedor. Trata-se do golpe do MEI, em que os criminosos enviam um e-mail cobrando uma suposta “taxa associativa” a ser paga anualmente, junto a uma forma de pagamento, como código de barras ou pix para a transferência.
Segundo Waldo Gomes, diretor da Netsafe Corp, empresa especializada em proteção de dados: “com a crescente digitalização das informações, cada vez mais os ‘dados’ dos usuários estão sendo guardados em ambientes cloud. Com isso, a cada dia que passa vemos inúmeras notícias a respeito de grandes vazamentos de dados com informações pessoais e esses dados são utilizados para realizar golpes”.
No novo golpe, o criminoso informa que consta no sistema do MaisMei, empresa especializada na abertura e gestão de MEIs, um débito referente a taxa anual associativa. Dessa forma, ele indica também o atraso do pagamento da taxa e ao final, como deve ser efetuado o pagamento. “O spam é o nosso velho conhecido. Há muitos anos lidamos com esse tipo de utilização irregular da ferramenta de e-mail com o encaminhamento de conteúdos não solicitados.” completa o especialista.
Como se proteger
Para se proteger, é importante não realizar transferências para links ou códigos desconhecidos ou suspeitos. Além de proteger ao máximo as informações pessoais como endereços de e-mail, cpf, cnpj, entre outros, no ambiente digital.
“Temos cada vez mais que nos preocupar com nossas informações, nossos dados e acesso aos nossos perfis. A facilidade da vida digital elevou os nossos níveis de acesso e gerenciamento de tal forma que hoje é muito raro necessitar de presença física em algum lugar para transacionar quantidades grandes de dinheiro. Temos de nos ater a isso. Cuide das suas informações com muito carinho e zelo, o estrago financeiro, pessoal e profissional pode ser muito grande”, finaliza o especialista.








