Conheça o novo golpe do MEI

Conheça o novo golpe do MEI

Os golpes seguem impactando milhares de pessoas no Brasil. Agora, uma nova modalidade está começando a atingir o empreendedor. Trata-se do golpe do MEI, em que os criminosos enviam um e-mail cobrando uma suposta “taxa associativa” a ser paga anualmente, junto a uma forma de pagamento, como código de barras ou pix para a transferência.

Segundo Waldo Gomes, diretor da Netsafe Corp, empresa especializada em proteção de dados: “com a crescente digitalização das informações, cada vez mais os ‘dados’ dos usuários estão sendo guardados em ambientes cloud. Com isso, a cada dia que passa vemos inúmeras notícias a respeito de grandes vazamentos de dados com informações pessoais e esses dados são utilizados para realizar golpes”.

No novo golpe, o criminoso informa que consta no sistema do MaisMei, empresa especializada na abertura e gestão de MEIs, um débito referente a taxa anual associativa. Dessa forma, ele indica também o atraso do pagamento da taxa e ao final, como deve ser efetuado o pagamento. “O spam é o nosso velho conhecido. Há muitos anos lidamos com esse tipo de utilização irregular da ferramenta de e-mail com o encaminhamento de conteúdos não solicitados.” completa o especialista.

Como se proteger

Para se proteger, é importante não realizar transferências para links ou códigos desconhecidos ou suspeitos. Além de proteger ao máximo as informações pessoais como endereços de e-mail, cpf, cnpj, entre outros, no ambiente digital.

“Temos cada vez mais que nos preocupar com nossas informações, nossos dados e acesso aos nossos perfis. A facilidade da vida digital elevou os nossos níveis de acesso e gerenciamento de tal forma que hoje é muito raro necessitar de presença física em algum lugar para transacionar quantidades grandes de dinheiro. Temos de nos ater a isso. Cuide das suas informações com muito carinho e zelo, o estrago financeiro, pessoal e profissional pode ser muito grande”, finaliza o especialista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *