Reportagem do portal miriangasparin.com.br ganha Menção Honrosa da Embrapa Florestas
Matéria aborda como os drones e a tecnologia estão revolucionando a silvicultura
A reportagem “Drones e tecnologia revolucionam a silvicultura” publicada no portal miriangasparin.com.br recebeu Menção Honrosa da Embrapa Florestas, na noite de entrega do prêmio Apre Floresta de jornalismo em sua terceira edição, nesta sexta-feira (28).
A matéria mostrou como o uso de drones se tornou indispensável para o setor, permitindo monitoramento ágil de grandes áreas, identificação de espécies, mapeamento florestal e acompanhamento de pragas e incêndios.
O que mais me chamou atenção na reportagem foi que quase 100% das empresas paranaenses do setor florestal utilizam drones, abrangendo desde indústrias de papel e celulose até pequenos produtores e consultorias.
A reportagem também resgatou os pioneiros do uso de drones na silvicultura no Paraná, ainda na década de 1980, e discutiu desafios atuais, como regulamentação, capacitação e investimento. Ao final, apontou a tendência de crescimento da tecnologia como elemento fundamental para o futuro da atividade.
Estou muito feliz com mais este prêmio e muito agradecida com a Embrapa e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal.
Confira a matéria no link: https://miriangasparin.com.br/2025/10/drones-e-tecnologia-revolucionam-a-silvicultura/


