Escolha sobre IBS e CBS não encerra planejamento: empresas precisam revisar preços, contratos e caixa

Escolha sobre IBS e CBS não encerra planejamento: empresas precisam revisar preços, contratos e caixa

Com prazo até 30 de setembro para definir o modelo de recolhimento para 1º semestre de 2027, pequenos negócios precisarão avaliar também os impactos da decisão na operação

Micro e pequenas empresas têm até 30 de setembro para definir como recolherão IBS e CBS no primeiro semestre de 2027. A escolha entre manter os dois tributos dentro do Simples Nacional ou recolhê-los pelo regime regular, permanecendo no Simples para os demais tributos, é apenas uma etapa do planejamento: a decisão também pode repercutir em preços, contratos, fluxo de caixa e relacionamento com clientes.

Para o sócio-diretor de contabilidade e relações institucionais da Contabilizei, Charles Gularte, o principal desafio agora é transformar a escolha tributária em uma análise prática do negócio. “A decisão tributária resolve uma parte do planejamento, mas o impacto aparece no dia a dia da empresa. O empreendedor ainda precisa entender como isso afeta preço, contrato, negociação com clientes e organização financeira.”

Entre os pontos que devem permanecer no radar estão a formação de preços, o fluxo de caixa, os contratos comerciais e os processos fiscais e financeiros. A atenção aos créditos também ganha importância nas relações entre empresas, já que a opção pelo recolhimento regular de IBS e CBS pode alterar a dinâmica de créditos na cadeia. “A Reforma Tributária muda a forma como a empresa olha para o próprio negócio. O imposto deixa de ser apenas uma obrigação operacional e passa a fazer parte das decisões do dia a dia da empresa, como a escolha de um fornecedor ou a negociação de um novo contrato”, afirma.

O calendário da Reforma Tributária prevê os impactos financeiros da mudança em janeiro de 2027, com o fim do PIS e da COFINS e início integral da CBS, e a partir de 2029, com a transição gradual do ISS e ICMS para o IBS, sendo totalmente incorporada em 2033. O percentual oficial da CBS para 2027 ainda não foi divulgado, porém os impactos já podem ser simulados em diversos cenários, trazendo mais assertividade para a decisão até o fim do mês.

Com a primeira escolha valendo de janeiro a junho de 2027, a recomendação é que o empreendedor não trate a decisão como um ponto isolado, mas acompanhe seus efeitos sobre a operação e ajuste o planejamento conforme os impactos forem ficando mais claros.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *