Esmalterias, um setor de baixa concorrência e boa lucratividade

esmalteriaO segmento de beleza e estética apresenta grande potencial de crescimento e lucratividade. E as esmalterias estão num nicho em franca expansão. As brasileiras são as segundas maiores consumidoras de esmaltes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Acontece que muitos empreendedores ainda têm dúvidas em relação à diferença entre os salões de beleza e as esmalterias. O salão de beleza tradicional é um modelo genérico, onde há convergência de vários serviços de embelezamento em um só local. Já a esmalteria remete a um local especializado em esmaltes, seja pela venda ou aplicação dos produtos.

Ao montar uma esmalteria, o empreendedor deve definir de forma clara o perfil de cliente que quer atrair e adequar todos os aspectos do seu negócio. Geralmente, as esmalterias estão localizadas em bairros nobres. E os preços cobrados são superiores aos dos salões convencionais.

A loja deve estar sempre atualizada com inovações, tendências e realizar boas parcerias com fornecedores para ter seu preço de venda competitivo. Isso despertará o desejo do cliente retornar com frequência para conferir as novidades. Em muitos casos, a maior parte do faturamento virá de serviços especializados na aplicação dos insumos adquiridos, como por exemplo, o alongamento de unhas.

Por último, pode-se concluir que o cenário é positivo e o momento de empreender neste nicho é oportuno, especialmente em função da pouca oferta especializada em relação ao mercado de potenciais consumidores. Só para se ter uma ideia, o número de esmalterias em todo o Paraná não chega a uma dezena.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *