Termina ciclo de palestras do projeto “Aprender a Empreender”

Ike Weber: "é preciso ter pró-atividade em tudo que se faz".
Ike Weber: “é preciso ter pró-atividade em tudo que se faz”.

“Empreender não é só abrir um negócio, é realizar, desenvolver um projeto, aproveitar as oportunidades, investir no novo e seguir seus sonhos”. Esta é uma das mensagens que o projeto “Aprender a Empreender” levou para mais de 1.000 jovens de Foz do Iguaçu e região entre os dias 21 e 31 de outubro. Foram 12 palestras com conteúdo lúdico, técnico e didático, promovidas em entidades, prefeituras e centros comunitários de Foz do Iguaçu e de municípios Lindeiros, assim como em projetos sociais de proteção à criança e ao adolescente, criados, mantidos ou apoiados pela Itaipu Binacional. O projeto é uma realização da Literal Link Comunicação Integrada na região de Foz do Iguaçu e conta com o patrocínio máster da Itaipu Binacional e o apoio da Adetur Cataratas e Caminhos.

“Foi uma iniciativa muito interessante e muito produtiva, principalmente por dois aspectos: foi possível estimular a vocação empreendedora para o público jovem e conversar sobre desenvolvimento regional e turismo com os adutos e empresários”, resume Ike Weber, jornalista e viajante que ministrou as palestras em Foz do Iguaçu, Guaíra, Santa Helena e Santa Terezinha de Itaipu.

“Com uma didática que flui muito bem, passa um recado importante aos jovens, de que é preciso ter pró-atividade em tudo que se faz. É uma mensagem que se aplica em tudo que realizamos, seja na vida pessoal ou profissional”, diz o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla.

Durante as palestras, Ike Weber falou sobre planejamento, administração de problemas, gestão financeira, como aproveitar oportunidades e contornar obstáculos, além de muita motivação para empreender. O público diversificado enriqueceu a troca de experiências durante as palestras. “A diversidade de público, com adolescentes a partir de 10 anos, atletas, estudantes, jovens empreendedores e empresários possibilitou um debate muito rico e que, com certeza, irá contribuir para o desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo na região”, diz Weber. Há a possibilidade de expandir o projeto para outros municípios lindeiros que ainda não receberam as palestras.

“Geralmente quando lemos e assistimos a palestras sobre empreendedorismos, vemos cases de sucesso que não causam identificação com o público. O Ike Weber nos trouxe uma proposta diferenciada e atrativa. Percebi que os jovens se identificaram com a temática do empreendedorismo e viram que é possível mudar a realidade social e melhorar a qualidade de vida. Para isso, é fundamental se qualificar e ir atrás dos seus sonhos”, destaca Marcio Bortolini, coordenador dos Projetos Sociais da Assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu Binacional.

Em um mercado de trabalho cada vez mais afunilado, com mais disputa pelas vagas, o empreendedorismo é uma boa alternativa para adolescentes e jovens que buscam se inserir no mercado.

“Você pode empreender em qualquer lugar, se você for inovador, poderá ser um empreendedor. As duas coisas caminham juntas”, afirma Gustavo Henrique de Almeida, de 22 anos, que acompanhou a palestra nesta segunda-feira. Almeida é estagiário da Itaipu Binacional e possui uma empresa para fabricação impressora 3D em fase de pré-incubação no Parque Tecnológico de Itaipu.

Na avaliação da estudante de Administração e estagiária Mariana Martins de Oliveira, de 23 anos, ser empreendedor é fazer acontecer. “Fiquei impressionada com a história do Ike, que tinha uma carreira estabilizada e largou tudo para seguir seu sonho. Isso é uma forma diferente de empreender, além da tradicional abertura de empresas. Empreender também é ir atrás dos seus desejos”, diz Mariana, que também acompanhou a palestras na segunda-feira

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *