Ainda pouco adotado por franquias, food trucks apresentam vantagens para empreendedores

Ainda pouco adotado por franquias, food trucks apresentam vantagens para empreendedores

Contas de luz, água e aluguel de ponto costumam somar uma boa quantia de gastos fixos na planilha de um franqueado. Já os modelos de negócios móveis como food trucks não apresentam a necessidade de todos esses dispêndios. E mesmo com as vantagens citadas, o negócio sobre rodas ainda é pouco explorado por redes franqueadoras. De acordo com a Pesquisa Setorial ABF (Associação Brasileira de Franchising) Food Service 2018, 24,3% das redes do segmento consideram o food truck um modelo interessante para expansão.

Já outro levantamento da ABF indica que atualmente o modelo representa somente 0,03% do total de unidades do franchising brasileiro. Para Bruno Queiroz, sócio-fundador da Los Ogros – rede de food trucks de hambúrguer – a opção dos trucks representa mais autonomia para o empreendedor e flexibilidade quanto ao período a ser trabalhado. Ele pode escolher os dias e horários de funcionamento que melhor se enquadrem na rotina dele.

“Além do franqueado poder circular pelas cidades em busca dos melhores eventos que ele pode participar, há também uma questão muito importante que é a economia com menos gastos fixos. Outra coisa, ele não vai precisar contratar muitos funcionários pelo espaço na cozinha no truck, por exemplo”, explica Queiroz.

A rede hoje conta com dez unidades de franquia em operação e tem como perspectiva inaugurar uma a cada mês. A Los Ogros é uma rede de franquias de food trucks de hambúrguer com lanches servidos em generosas quantidades. O negócio começou a franquear em 2017 no Estado de São Paulo e para adquirir uma unidade o investimento é de R$ 80 mil (incluindo o trailer e taxa de franquia).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *