Novos negócios apostam em empréstimos online para decolar

Novos negócios apostam em empréstimos online para decolar

Em um momento de crise econômica, com poucos postos de emprego, cada vez mais pessoas empreendem em negócios próprios. Para impulsionar o trabalho, os empréstimos online se tornaram tendência – o website Lendico, por exemplo, registrou aumento de 81% na cessão de crédito para novos negócios em setembro, em relação a 2017.

A modalidade de crédito online, concedido por meio de websites ou aplicativos, tem uma dinâmica semelhante junto às instituições financeiras físicas. A principal diferença está no valor concedido, consideravelmente menor, entre R$ 5 mil e R$ 100 mil. “Muitos empresários, para iniciar o trabalho, precisam de crédito rápido, em valores menores e sem burocracia. Os empréstimos on-line atendem bem a demanda”, explica Cleverson Pereira, professor da disciplina Cenários Econômicos do Centro Universitário Internacional Uninter.

No Brasil, atualmente, além da Lendico, outras empresas estão se popularizando na oferta de crédito on-line: Creditas, Nexoos, Simplic, Geru e EasyCrédito, por exemplo. Quando bem estabelecidas, o professor confirma que são tão confiáveis quanto os bancos.

Para evitar cair em golpes, contudo, Pereira indica recolher o máximo de informações possíveis sobre a instituição: CNPJ, tempo de existência no mercado, telefone de contato, se possui registro no Banco Central do Brasil (Bacen) ou ainda se está autorizada a operar como correspondente bancário. “Quanto mais informações colhidas, maior a segurança no momento da contratação”, explica.

A recusa em fornecer as informações ou a impossibilidade de confirmá-las pode levantar suspeitas. Outra dica é consultar a reputação em sites como Reclame Aqui e Juros Baixos, que recolhem avaliações de clientes sobre as empresas.

No momento de firmar o contrato, o professor indica comparar as taxas oferecidas pelo credor com outras instituições e avaliar se não está sendo realizada uma cobrança indevida ou acima da média do mercado. Práticas que podem levantar suspeitas são a exigência pelo pagamento de taxas antecipadas ou a pressão para fechar o contrato.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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