Senac do Paraná completa 72 anos

Senac do Paraná completa 72 anos

A tecnologia e a internet condicionam mudanças profundas na sociedade, na forma como as pessoas se relacionam entre si, se divertem, adquirem conhecimento ou trabalham. Está em fase de maturação uma nova estrutura social. Neste contexto, a capacitação e a atualização se tornaram pré-requisitos essenciais.

Com esse propósito, há 72 anos nascia o Senac PR. Na gelada noite de 7 de julho de 1947, empresários e empregados do setor comercial, autoridades civis, militares, eclesiásticas e educacionais se reuniram no salão nobre da Associação Comercial do Paraná, em Curitiba, para fundar a chamada Delegacia Estadual do Senac no Paraná, vinculada ao Senac nacional – criado no ano anterior.

Instalada no moderno Edifício João Prosdócimo, na praça Tiradentes – perto do marco zero da capital paranaense –, a entidade passou a levar a efeito o vasto programa de formação de trabalhadores do comércio.

Lema

Seu lema à época, “Do comércio, pelo comércio, e para o progresso”, permanece atual. Já naquele tempo se falava em transformação, em novos rumos para o setor produtivo.

O tempo passou, o quadro negro, o giz, a apostila, a datilografia, o telex, já não são nem lembrados por muitos. Os produtos e os serviços mudam, se inovam, se renovam, não somente em seu aspecto formal, mas também em sua utilidade e finalidade. Profissões tradicionais como o prático de escritório e prático de comércio mudaram de denominação, ganharam novas atribuições e novas exigências de formação. Outras, como o datilógrafo, telegrafista, telefonista e o vendedor de enciclopédias foram extintas.

E há profissões que estão com os anos contados por causa da automatização e dos robôs. Mas há muitas outras ocupações que estarão em alta no futuro, nem tão distante assim.

No mundo assentado em tecnologia, alterou-se irrevogavelmente o modo como as coisas são empreendidas, e o Senac PR, como instituição de vanguarda, está preparado para auxiliar seus alunos e empresários a se inserirem nessa nova era.

Expansão na área de atuação

De acordo com o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, nesses 72 anos de atuação, o Senac PR, além de capacitar pessoas, expandiu sua área de atuação, consolidando-se em uma das grandes instituições de ensino do país e na construção do conceito de escola profissionalizante, disponibilizando profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho profissionais.

“Os tempos difíceis pelos quais passa o país exigem que continuemos participando e contribuindo para o desenvolvimento do comércio, tornando-nos protagonistas na geração de riqueza e contribuindo na prosperidade e construção de um Paraná maior. É extremamente necessário o Senac estar atento com a evolução tecnológica que o comércio vive, implementando a biblioteca digital, contratos eletrônicos, laboratório virtual, inovações na área de saúde, beleza e gastronomia, valendo-se de startups com uma gestão fundamentada no princípio da inteligência artificial”, projeta.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, que preside o Conselho Regional do Senac PR, Darci Piana, exalta a iniciativa inovadora dos empresários paranaenses, que em 1947 criaram a Delegacia do Senac no Paraná, agindo com grande senso de visão estratégica. “Em todos esses anos, o Senac sempre esteve à frente de seu tempo, acompanhando as transformações do setor comercial. Ainda não temos a dimensão exata do que nos aguarda nas próximas décadas. Os limites da tecnologia são ultrapassados todos os dias. Temos certeza, porém, de que o Senac saberá cumprir seu papel, como vem fazendo todos os dias, mês a mês, ano após ano”, afirma.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *