Otimismo entre os empresários é o maior desde 1996
O otimismo dos industriais paranaenses em relação aos negócios em 2008 alcança o seu maior nível desde 1996. Pelos menos é o que revela a pesquisa Sondagem Industrial, coordenada pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), divulgada na tarde desta quinta-feira (20). O otimismo dos industriais alcançou o índice de 87,87%, contra 74,07% do ano passado.
A confiança do empresário do setor industrial decorre do desempenho positivo da economia, que por sua vez foi impulsionada pela boa performance da agropecuária, pelas exportações de materiais de transporte, aumento do consumo interno e pelo aquecimento da indústria da construção civil.
Entre os empresários que se declaram otimistas em relação a 2008, 38,23% devem fazer novos investimentos no próximo ano, 37,13% prevêem aumento das vendas, mas apenas 24,64% acreditam em ampliação no nível de emprego.
Os investimentos serão destinados, sobretudo, ao aumento da produtividade, seguido de aumento da capacidade produtiva, modernização tecnológica, melhoria de processo e desenvolvimento de produtos.