Olimpíada do Conhecimento continua em Curitiba
Enquanto os atletas brasileiros mostram vigor e talento nos Jogos Olímpicos na China, outra representação prepara fôlego para um desafio nacional. A delegação reúne 187 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(Senai), que representarão seus estados na Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas que acontecerá em Curitiba.
As provas serão realizadas de 13 a 16 de agosto em ocupações  como  tecnologia  da informação, mecá¢nica de automóvel, jardinagem e paisagismo, entre outras.
Os participantes treinaram durante, no mínimo, seis meses para a competição. A rotina pesada incluiu até 8 horas diárias de trabalho. Para conseguir bons resultados, tiveram acompanhamento de professores e psicólogos. Durante o torneio nacional os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes á s que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Serão quatro dias de provas, separadas em três fases: planejamento, execução e produto.
Em 2008, as provas da Olimpíada do Conhecimento foram distribuídas pelos três estados da Região Sul. Em Curitiba, última fase da disputa que acontece no campus da Universidade Positivo, os melhores alunos de nível técnico do Senai concorrerão em 14 ocupações, disputadas em uma área de mais de 11 mil metros quadrados. Outros 20 mil metros serão destinados á área de exposição de produtos e serviços, e eventos paralelos como o Fórum Estadual de Empresas, III Simpósio Senai de Inovação, Mostra das Profissões, Praça da Cidadania do Sesi, Mostra Inova Senai, Desafio Passarela Senai e Trilha da Sustentabilidade.
Até agora, nas ocupações industriais, São Paulo está na frente com 13 medalhas de ouro, seguida pelo Rio Grande do Sul, com cinco medalhas de ouro, e Minas Gerais, com três. Este ano, a novidade da Olimpíada foi a participação, em Porto Alegre, de ocupações do comércio e serviços nas provas de cabeleireiro, cozinha e serviço de restaurante. Os vencedores foram, respectivamente, Ceará, São Paulo e Bahia. Robótica móvel é a única modalidade que será disputada nos três estados. Na última fase estão classificados alunos de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Como nas demais edições, os competidores da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento foram selecionados em torneios estaduais. Eles provaram que dominam as habilidades técnicas da profissão, conhecem as novas tecnologias e têm as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho.
Os vencedores em Blumenau, Porto Alegre e Curitiba concorrerão á s vagas da equipe do Senai que representará o Brasil no WorldSkills, no Canadá. No ano passado, no Japão, o Brasil ficou em segundo lugar. Na competição com representantes de 48 países, a pontuação obtida pelos brasileiros só foi inferior á  dos estudantes da Coréia do Sul e ficou á frente dos concorrentes da Suíça, Cingapura, Estados Unidos e Alemanha.