Varejistas do Paraná participam de missões comerciais

Com o objetivo de tornar nossas empresas varejistas mais competitivas e mais lucrativas, a Federação do Comércio do Paraná juntamente com o Sebrae têm realizado desde o ano passado, missões técnicas para empresários de todo o Paraná com destino a São Paulo. Em outubro, haverá uma missão para Miami, que é uma referência internacional de comércio.

Através destas visitas, nossos empresários dos setores de farmácia, autopeças, jóias, materiais elétricos, materiais de construção, ferragens e roupas conhecem práticas e tecnologias utilizadas por pequenas empresas até grandes redes do comércio varejista. Após as visitas, os comerciantes participam de workshops para que as informações adquiridas sejam assimiladas e o conhecimento seja transformado em ações práticas.

Até o final do ano mais três missões empresariais devem acontecer. Aliás, neste domingo, 20 empresários das regiões oeste e sudoeste estarão viajando para São Paulo, onde até quarta-feira terão a oportunidade de ver as novas iniciativas de varejo e os novos modelos de negócios que estão sendo implementados pelo comércio paulista.

Eu conversei com o coordenador de varejo do Sebrae no Paraná, Osmar Dalquano Júnior, e ele me disse que simples inovações podem levar as empresas a terem grandes resultados. Por exemplo, as lojas que adotam a estratégia do autoserviço assistido têm sentido o aumento das vendas. O consumidor fica á  vontade na loja e somente quando ele esboça alguma reação para a compra é que um vendedor se aproxima dele.

Outra lição aprendida nestas missões é quanto mais tempo o consumidor permanecer na loja, mais chances ele tem de consumir. Resta então ao empresário, buscar estratégias para envolver cada vez mais o consumidor em seu estabelecimento.

Cada missão que é chefiada por um consultor do Sebrae conta com a presença de 20 empresários. O empresário paga as passagens e estadia e o serviço de consultoria é bancado pelo Sebrae e Fecomércio. Para a missão de cinco dias a Miami, em outubro, ainda há vagas.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *