Pão de Açúcar investe R$ 20 milhões em logística

Final de ano é sinônimo de aumento de demanda, mais clientes, mais produtos e necessidade de uma logística diferenciada que garanta o que o cliente quer, no dia e quantidade que ele procura. Para manter o ritmo das entregas, as lojas do Grupo Pão de Açúcar em todo o país contarão com um reforço no sistema de abastecimento: a empresa está investindo R$ 20 milhões em estocagem adicional para as operações logísticas. Os novos investimentos no processo logístico do Grupo Pão de Açúcar devem resultar em mais de mil novos empregos, temporários e terceirizados.

De acordo com o diretor de Logística do Grupo Pão de Açúcar, Marcelo Lopes, o Grupo Pão de Açúcar trabalha com níveis baixíssimos de ruptura de produtos. Para manter o serviço e a qualidade de atendimento na época de maior movimento de nossas lojas, foi desenvolvida uma inteliência logística que vem sendo aplicada nos últimos anos e que prima pela racionalização das entregas e estoques, mantendo a qualidade do atendimento e disponibilidade dos produtos aos clientes. Com 43% de aumento na frota de veículos nesta época do ano, em todo o Brasil, o Grupo Pão de Açúcar também utilizará na operação o reforço de seus 18 Centros de Distribuição (CD’s), onde a empresa faz o recebimento, armazenagem, separação e expedição dos itens á s lojas.

O sistema de entrega agendada, por exemplo, comum durante todo o ano, garante que os veículos cheguem dos fornecedores aos CD’s de maneira ordenada, sem sobrecarregar o sistema de entregas. Outro exemplo é a entrega de carga á s lojas, que pode ser feita em um único caminhão: ao invés de circular por vários pontos de venda e ruas diferentes, os veículos saem com destino certo e aproveitamento máximo de sua capacidade. A medida traz redução de 15% na quantidade de viagens, e otimização de até 75% da ocupação de veículos, graças também ao sistema de roteirização de cargas, onde é possível alinhar trajetos e verificar a melhor disposição das mercadorias dentro dos caminhões.

Entre as ações específicas desenvolvidas para atender a esse peíodo de maior sazonalidade, destaque para a instalação de 300 containeres nas lojas ampliando a área de estocagem para itens não perecíveis. Em alguns casos, dependendo da localização, alguns hipermercados servem como versão reduzida dos centros de distribuição e abastecem lojas menores, localizadas no entorno, muitas vezes durante a madrugada, o que além de facilitar os nossos processos internos não tem implicação no trá¢nsito da cidade.

Com gestão interna do Grupo Pão de Açúcar, o processo logístico conta hoje com uma frota 100% terceirizada, em um total de 153 transportadoras e mais de 1,3 mil veículos. Desde 2003, a empresa realiza o transporte entre os CD´s com o sistema multimodal de cargas, onde são utilizados sistemas complementares ao rodoviário para entrega de mercadorias, com redução de custo no frete. O frete maítimo, por exemplo, pode ser até 30% menor, explica Lopes.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *