Portal mantém funcionários do Boticário informados

Depois de concluir a implantação do SAP ERP e de soluções de gestão de relacionamento com clientes, gestão de campanhas (CRM), planejamendo de demanda (SCM), planejamento e simulação logísticos (SEM) e Business Intelligence (SAP BW), O Boticário, maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo, decidiu garantir aos seus funcionários o acesso a todo volume de informações corporativas de forma simples e com total segurança e preservação dos dados.

A reposta para esse desafio foi a criação de um portal para a intranet da empresa, totalmente baseado na plataforma SAP NetWeaver e que alia gestão de conhecimento, salas de colaboração e interface amigável. Segundo o coordenador de TI do Boticário e gerente do projeto Portal Corporativo, Mauricio Meger, a idéia, que começou a ser implementada em setembro de 2007, era refazer a intranet, em um novo conceito de Portal Corporativo, com acesso mais facilitado á s informações, mas também preservando a memória corporativa.

Com acesso validado por uma senha única (single sign on), os mais de mil funcionários do Boticário cadastrados no portal conseguem ter em mãos todas as informações do SAP BW, compartilhar suas metas de negócios e visualizar indicadores através de gráficos, além de contar com um fluxo centralizado (universal worklist) de projetos, onde podem inserir suas atividades e acompanham cada etapa via portal.

Na parte de comunicação interna, o portal do Boticário conta com um clipping de todas as notícias da empresa, atualizado a cada hora, e também recursos RSS para compor páginas pessoais com informações de grandes portais como UOL, Terra, G1 e iG. Como ferramenta de comunicação, a iniciativa foi um sucesso. Agora, a empresa quer ampliar esse escopo e estimular o uso de fóruns, salas de colaboração e, no futuro,  também oferecer opções como wikis e blogs corporativos, conta Meger.

Depois de um ano da implantação, o saldo do projeto é bastante positivo. Com mais de 500 acessos únicos diários, os funcionários estão cada vez mais adaptados á  nova cultura colaborativa. O próximo passo, segundo o executivo, foi desenvolver todo o planejamento 2009 na nova plataforma, de forma que todos os usuários inseriram suas ações e metas para o ano que vem na ferramenta de salas de colaboração.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *