SAP lança Programa de Alianças Universitárias no Brasil
Levantamento realizado recentemente pela revista britá¢nica The Economist com 88 executivos brasileiros identificou que 57% das empresas nacionais têm dificuldades para preencher seu quadro de funcionários. De acordo com a análise, o maior desafio das companhias é a falta de profissionais qualificados. Patrocinado pela SAP, fornecedora mundial de aplicações de negócios, o estudo reflete um conflito comum identificado pelas companhias de todas as regiões do país: há um grande hiato entre a expertise de que as empresas necessitam e a desenvolvida ao longo da formação dos profissionais, principalmente em profissões das áreas de Tecnologia e Finanças.
Visando exterminar a lacuna identificada, a SAP lança no Brasil o Programa de Alianças Universitárias, projeto idealizado pela empresa para a América Latina e que contempla países como Peru, Colômbia, Venezuela, México, Argentina, Chile. O Programa visa a promoção de parcerias com instituições de ensino para que seus estudantes obtenham um recurso a mais na formação acadêmica, focado nos desafios práticos que serão exigidos destes alunos quando estiverem no mercado de trabalho.
Por meio da parceria com as universidades, a SAP oferece um diferencial na formação de estudantes que poderão futuramente ser absorvidos pelo mercado de tecnologia mundial, ao mesmo tempo em que investe no conhecimento prático de futuros profissionais da área e que auxilia centros educacionais a incrementarem seu método pedagógico, adequando-o á demanda real.
O IBTA foi uma das primeiras faculdades a fechar parceria com o Programa Alianças Universitárias e, em 2009, seus alunos do curso de Tecnologia e Sistemas de Informação terão o aprendizado dos sistemas SAP como parte da grade curricular.
Â