Poste evita assalto em lojas
As recentes ações de bandidos invadindo lojas usando carros com o objetivo de assaltá-las podem ser barradas com um novo invento. Trata-se de um “Poste para Lojas”, como o próprio inventor, André Luiz da Silva, denomina sua criação. በmais um projeto apoiado pela Associação Nacional dos Inventores (ANI) – entidade sem fins lucrativos cujo papel é incentivar e popularizar as inovações tecnológicas no País.
O invento de Silva constitui-se de um módulo contendo dois tubos de aço para evitar a entrada de veículos em estabelecimentos. Segundo o inventor, o módulo deve ser enterrado na frente da porta, no nível da calçada. O acionamento de botões ou controle remoto suspende dois tubos na altura determinada.
O inventor explica que a ideia surgiu ao ver, nos noticiários de TV, a forma de ação de assaltantes invadindo os estabelecimentos dirigindo automóveis. “Pensei, então, em um dispositivo que pudesse suspender colunas de aço para impedir essas invasões”, conta. Silva tem feito prospecção junto a empresas para possibilitar a fabricação e venda do módulo por meio de licença. “Inicialmente, pretendo fabricar dez peças por mês”, planeja, otimista.
O presidente da Associação Nacional dos Inventores, Carlos Mazzei, reforça a necessidade de o inventor ter força de vontade para desenvolver sua criação e levá-la ao mercado depois de devidamente patenteada. Segundo ele, há várias formas de proceder: “O inventor pode criar uma empresa própria baseada em sua invenção, vender sua ideia para outros empresários ou negociar a patente”, sugere.