Curitiba ganha primeira loja sustentável do Brasil
Fruto de um projeto que envolveu diretamente dezenas de especialistas durante mais de um ano, será inaugurada no dia 23 de junho a primeira loja sustentável do Brasil em moda feminina e decoração. A Joyful, de Mirtes de Oliveira e dos irmãos Edilaine e Adilson Filipaki, vai oferecer para o público de Curitiba produtos que respeitam a natureza e seguem o conceito de sustentabilidade no seu processo produtivo.
As peças da primeira coleção outono / inverno da marca usam como base o algodão orgá¢nico e o tencel (fibra de viscose ecológica), tingidas naturalmente com corantes provenientes de folhas, frutos, cascas de árvore, raízes e serragem de madeira. A primeira coleção é composta por calças, camisas, casacos, blusas, acessórios e macacões. Os produtos são resultado de pesquisas que garantiram a durabilidade, o estilo contemporá¢neo e sofisticado, a escala de produção e a padronização das peças. A parte mais complexa do projeto foi montar toda a cadeia produtiva. Para o tencel, por exemplo, estudamos um fio com maior resistência. Em praticamente todos os produtos, foram inúmeros testes e análises para chegar ao resultado finalâ€, revela Adilson.
A loja localizada na Rua Padre Germano Mayer, no Hugo Lange, também é ecologicamente correta. A iluminação interna usa uma luminária que capta a claridade solar através de um duto espelhado, que conduz a luz para o interior da loja. Os móveis, a janela e a fachada foram feitos com madeira de demolição. Todos os objetos de decoração, tanto os próprios da loja como os colocados á venda, usam materiais ecologicamente ou socialmente corretos, como fibras, raízes, árvores tombadas e resíduos.