Muda composição da carteira da Bovespa

A BM&F Bovespa divulgou nesta segunda-feira (3) a nova composição da carteira teórica do Ibovespa, o principal índice da bolsa paulista, que vigorará entre os dias 3 de maio e 31 de agosto de 2010. Conforme as prévias divulgadas durante abril, o novo portfólio trouxe participações praticamente igualadas das duas maiores ações dentro da carteira: Petrobras PN e Vale PNA agora têm pesos de 10,633% e 10,627%, respectivamente.
Já os papéis ordinários da BM&F Bovespa ficam em terceiro lugar, com participação de 4,212%, em substituição a Itaú Unibanco PN, que figura em quarto, com peso de 3,869%. Por fim, as ações preferenciais da Gerdau mantêm-se na quinta colocação, com participação de 3,43%.

Em relação á  carteira vigente entre janeiro e abril deste ano, as novidades são as inclusões dos papéis ordinários da Cielo (CIEL3), da Agre (AGEI3) e da Brasil Ecodiesel (ECOD3) no portfólio do Ibovespa que vigorará neste quadrimestre. Dessa forma, o número de ações que fazem parte da composição do índice foi elevado para 66, sendo que as ponderações dos papéis listados também  foram modificadas.

A escolha dos papéis componentes do ándice Bovespa, bem como suas respectivas ponderações, atendeu aos seguintes critérios básicos: os 66 ativos escolhidos estiveram entre os 80% do índice de negociabilidade; apresentaram liquidez em pelo menos 80% dos pregões até o dia 30 de abril; movimentaram pelo menos 0,1% do volume total do segmento Bovespa.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *