Sorvete, uma alternativa de negócios em franco crescimento
Desde há 3 mil anos quando foi criado na China, o sorvete vem agradando os mais diversos tipos de gostos e hoje é consumido nas quatro estações do ano. Entretanto, exige dos empreendedores que estão sujeitos á s condições de sazonalidade, como o clima frio, um esforço maior em criatividade para atrair os clientes.
De fácil elaboração e combinação de sabores, o sorvete se tornou uma alternativa de negócios em franco crescimento. As sorveterias se caracterizam por pontos comerciais de venda do produto, e que podem ter anexas á s suas instalações as unidades de produção. Outra alternativa de negócio pode ser apenas a comercialização dos produtos fornecidos por terceiros.
Antes de instalar a sua empresa, o empreendedor deve analisar quais as caracteísticas da população que está ao entorno, verificando o poder aquisitivo, frequência e volume do trá¢nsito das pessoas, concorrência e fornecedores em caso da sorveteria não ter produção própria. Entre os locais ideais para se instalar uma sorveteria estão os pontos próximos a centros comerciais, rodoviárias, aeroportos, shoppings, escolas e restaurantes.
Já a decisão de iniciar um negócio de sorveteria passa necessariamente por um correto levantamento de quanto dinheiro e esforço o empresário irá gastar para iniciar o negócio. Este fato é decisivo para que os riscos de ocorrerem problemas financeiros sejam menores. Neste sentido, o empresário deve pesquisar o preço das máquinas, equipamentos e acessórios a serem adquiridos para o início das atividades. De acordo com os consultores do Sebrae, cerca de R$ 28 mil são suficientes para começar o negócio, incluindo neste valor a reforma do imóvel.
Quanto á s caracteísticas fundamentais do empreendedor que deseja ingressar neste segmento é saber se relacionar com as pessoas, tanto os clientes como os colaboradores e ter qualificação técnica para a realização dos serviços.