Senai capacita empresas do Paraná para as normas do Inmetro

O Senai Paraná anunciou mais um serviço que irá beneficiar o setor produtivo do estado. Atento as exiências da Portaria número 444 do Inmetro, que obriga as empresas que atuam no segmento de serviços de reforma de pneus uma adequação á s novas normas, o Senai disponibiliza á s empresas filiadas ao Sindicato da Borracha (Sindibor), consultorias que contemplam todos os itens pedidos pelo órgão federal. O prazo para as empresas encerra em dezembro de 2012.

Para garantir que as empresas estejam adequadas as novas normas e recebam a certificação do Inmetro, o Senai disponibiliza serviços que vão desde a definição de responsabilidades, a reorganização da planta baixa da empresa, os critérios de uso e armazenamento de materiais, a verificação do produto adquirido, cuidados com a propriedade do cliente, controle dos equipamentos de medição e de produto não conforme, treinamento e qualificação de funcionários, identificação, rastreabilidade e tratamento das não conformidades encontradas na análise da documentação e na verificação in loco pelo Inmetro.

Para o presidente do Sindibor-Pr, Josafat Kubrak, apesar do esforço de conscientização do Sindicato, ainda existem muitas empresas que não se alertaram quanto a isso. Estamos há dois anos trabalhando nas questões dessa regulamentação e muitas empresas ainda não se adequaram. Por isso solicitamos esse projeto ao Senai. As consultorias atendem á  necessidade das empresas e serão importantes para que elas possam se ajustar á s normas”, reforça.

Com a nova regulamentação, cada pneu reformado no país vai receber um selo do Inmetro, atestando que ele foi reformado dentro das normas. Por isso as empresas precisam ter o seu processo produtivo aprovado pelo Inmetro. O Paraná tem cerca de 300 empresas associadas ao Sindibor-PR.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *