TIM amplia investimentos em rede no Paraná em 50%

Carlos Eduardo Lopes e Rodrigo Abreu
Carlos Eduardo Lopes e Rodrigo Abreu

A TIM reafirma seu compromisso com a qualidade dos serviços e do atendimento aos clientes do Paraná. Em visita à Curitiba nesta quarta-feira (03/07), o presidente da operadora, Rodrigo Abreu, apresentou a autoridades locais os investimentos da companhia no estado: serão R$ 146 milhões até o fim de 2013, com foco na ampliação da capacidade de rede e cobertura. Líder de mercado no Paraná – com 52,3% de market share e 7,5 milhões de clientes, a empresa foi a primeira a assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa. Agora, seguirá com seu plano de melhorias, atenta às demandas dos consumidores do Estado.

Em 2012, a TIM já concluiu o projeto de modernização de seus equipamentos 2G e 3G na região. Neste ano, a prioridade é a expansão da cobertura e da qualidade dos serviços. Até o fim de 2013, a companhia alcançará 21 mil TRXs instalados (elemento de rede responsável por adicionar capacidade de tráfego a uma antena), um aumento de 23% em relação ao ano anterior, reforçando o serviço de voz para reduzir congestionamentos e queda de chamadas. Para a rede 3G, está previsto um crescimento de 10% na quantidade de elementos de rede, o que irá aumentar a velocidade de conexão e a capacidade de tráfego de dados. Além disso, a operadora pretende lançar sua rede 4G em Curitiba até setembro, antecipando em três meses o prazo acordado com a Anatel.

“O Paraná é muito importante na estratégia da TIM Brasil, é o Estado onde temos nossa segunda maior base de clientes. Entendemos às necessidades dos usuários locais e estamos investindo fortemente na melhoria do nosso sinal, com um aumento de 50% em relação ao valor investido no ano passado. Temos bons indicadores de rede e qualidade na região, mas acreditamos que falta um trabalho de aproximação com os consumidores, para que entendam as ações que estamos realizando para garantir sua satisfação”, explica Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil.

Todo o trabalho da TIM para melhoria e ampliação de sua cobertura no Brasil pode ser acompanhado pelos clientes no site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas). O portal é uma ação inédita no mercado brasileiro de telecomunicações e traz uma mudança significativa no relacionamento da empresa com os consumidores, com ferramentas simples e interativas.

São destaques no site o detalhamento do plano de melhorias apresentado à Anatel, as entregas da operadora divididas por Estado e um mapa real da cobertura da TIM, que mostra o retrato verdadeiro da rede – incluindo áreas de sombra, onde o serviço de telefonia móvel não funciona adequadamente – além da infraestrutura atual e planejada.

A TIM entende que deve utilizar sua tecnologia também como indutora de boas práticas, criando e potencializando recursos e estratégias para a democratização da ciência e da inovação na educação. A companhia está reunindo seus atuais e novos projetos sociais dentro do Instituto TIM, que será lançado em breve.

Uma das ações já acontece no Paraná, em parceria com a Pastoral da Criança. A mobilidade do celular é utilizada para a transmissão de informações sobre o atendimento e a qualidade dos serviços públicos de saúde. Com o apoio da operadora, os dados coletados pelos voluntários da entidade – que antes eram recolhidos em formulários de papel e enviados à sede da Pastoral pelos Correios – passaram a chegar por mensagens de texto, em tempo real, agilizando em até três meses o encaminhamento dos relatórios ao Ministério da Saúde.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *