You are here
Home > Tecnologia > Parceria entre TOTVS e Senai visa capacitar e formar mão de obra especializada em tecnologia

Parceria entre TOTVS e Senai visa capacitar e formar mão de obra especializada em tecnologia

Atualmente, o setor de tecnologia no país emprega cerca de 2,5 milhões de pessoas e, nos próximos dez anos, deve atrair mais um milhão de profissionais. Os dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estão atrelados à projeção de crescimento do mercado nacional de software para o mesmo período que, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será de 400%.

A fim de capacitar e auxiliar na formação de mão de obra especializada para esse segmento, a TOTVS acaba de fechar uma parceria com o Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. “O convênio com o Senai se apoia no forte crescimento do mercado e tem por objetivo fomentar o ensino de informática em todas as cidades em que a instituição está presente, ajudando a formar profissionais qualificados. Além disso, em conjunto, conseguiremos adaptar algumas turmas para capacitação de pessoas com deficiência”, afirma Saulo Porto, diretor de Relações Institucionais e Oportunidade Social da TOTVS.

O acordo de cooperação na área de educação e inovação entre as empresas pode ser viabilizado por meio de contratos nacionais, por estado ou unidade operacional, desde que haja interesse comum entre as instituições. Desta forma, a TOTVS, por meio da matriz e de suas franquias, poderá estabelecer convênios com as unidades locais do Senai e oferecer cursos adequados às necessidades de cada região.

“Somos reconhecidos pelo mercado em razão de nosso cuidado com nossos profissionais e pela forma diferenciada como os tratamos. Temos também pleno interesse em auxiliar na formação de profissionais de TI de uma forma global”, avalia Claudinei Benzi, diretor-executivo da Unidade TOTVS Curitiba.

Esse é o segundo acordo entre as organizações este ano. Em novembro, a TOTVS fechou um convênio com as unidades da instituição de ensino em Joinville, São Paulo e Belo Horizonte para formação técnica em informática com foco na linguagem de programação da companhia. A nova parceria permitirá que todas as unidades da TOTVS no território nacional também usufruam do relacionamento entre as empresas.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top